Saúde e Educação intensificam parceria para acompanhamento bucal nas unidades de ensino

Reunião para discutir as ações de 2019 foi realizada nesta segunda, 18

É desde cedo que se aprende hábitos que vão determinar uma vida mais saudável. Pensando nisso é que a Secretaria de Saúde intensificou uma parceria já existente com a Secretaria de Educação, com o objetivo de monitorar mais de perto, a saúde bucal de crianças e jovens da rede municipal de ensino.

Na tarde desta segunda, 18, uma reunião na secretaria de Educação foi realizada para discutir novas estratégias para este trabalho, que inicialmente vai abranger os 45 CEIS – Centros de Educação Infantil e as 13 escolas municipais que oferecem ensino em tempo integral. “Nestes locais, o tempo para a refeição das crianças e dos alunos é maior, então dá para trabalhar essa questão da higiene e da saúde bucal, diariamente, porque estes também são momentos para estas intervenções pedagógicas. Entendemos a necessidade desta ação e somos extremamente parceiros da Saúde em mais esta iniciativa”, comentou a secretária de Educação, Flávia Vivaldi.

O secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva ressaltou a importância desta parceria. “É muito bom poder contar com a Secretaria de Educação neste trabalho, porque isso vai permitir atingir um grande público e intensificar as ações que visam o cuidado e, consequentemente, a melhoria dos nossos índices epidemiológicos de saúde bucal”.

O trabalho vai atingir dois mil estudantes das escolas em tempo integral, o que corresponde a faixa etária dos seis aos 14 anos. Já na Educação Infantil, são sete mil crianças, na faixa etária que vai do 0 aos cinco anos. Mas antes da implementação das ações nas unidades de ensino, para as crianças e jovens, a parceria prevê capacitação dos profissionais da Educação que serão os responsáveis por esta supervisão.

“Muitas crianças já escovam os dentes sozinhas mas é muito importante fazer este monitoramento, para verificar se elas estão fazendo corretamente, se estão utilizando a quantidade de pasta indicada e no caso dos alunos maiores, reforçando a importância da higienização bucal, sempre após as refeições”, explicou a Dra. Cristiane Costa Silva, coordenadora do serviço de Saúde Bucal. Também participaram da reunião desta segunda, a supervisora pedagógica Rosimary Torres e o coordenador da Divisão de Projetos da Secretaria de Educação, Mário Augusto Marques.

A Saúde Bucal em Poços oferece procedimentos preventivos, curativos e de urgência. São 12 equipes da Estratégia de Saúde da Família, com profissionais da saúde bucal. Além destas equipes, a Rede Municipal de Saúde conta com mais 19 dentistas, oito técnicos e três auxiliares em Saúde Bucal da Atenção Básica, que atendem em 24 consultórios distribuídos em todas as áreas da cidade, inclusive na zona rural. Já procedimentos de média e alta complexidade são realizados pelo CEO, Centro de Especialidades Odontológicas e pelo Hospital Santa Casa, respectivamente. Havendo necessidade por atendimento odontológico, o primeiro passo é procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa para orientação e encaminhamento.