Você está em:

Saúde espera atender 80 pacientes com mutirão de ultrassom obstétrico

Atendimentos serão neste sábado, 9, no Hospital da Zona Leste

 

Gestantes aguardando o ultrassom obstétrico serão atendidas neste sábado, 9, durante todo o dia, no Hospital Municipal Vereador Gilberto de Mattos, o Hospital da Zona Leste. O mutirão realizado pela Secretaria Municipal de Saúde visa esvaziar a fila de espera e atender as mães com a realização do exame, dentro do período gestacional previsto.

A ultrassonografia obstétrica é um exame constante do acompanhamento pré-natal oferecido pelo SUS. O Guia Municipal de Pré-Natal de Risco Habitual para a Atenção Básica, baseado em literatura do Ministério da Saúde, prevê duas ultrassonografias, uma no primeiro trimestre da gestação ou até a 13ª semana, e outra, entre a 18ª e a 22ª semana de gravidez. Para as mulheres que fazem o acompanhamento pré-natal nas unidades básicas de saúde, o terceiro ultrassom é solicitado somente em casos de suspeita de alteração de crescimento fetal.

Nesta primeira edição deste mutirão, a Secretaria pretende atender 80 pacientes agendadas para o procedimento. É muito importante que as pacientes chamadas para o exame não faltem, para que todos os atendimentos previstos consigam ser prestados. “É um desafio desta gestão esvaziar as filas de espera em diversos procedimentos, com o intuito de prestar uma assistência cada vez melhor e de mais qualidade, mas infelizmente temos uma taxa de absenteísmo alta nos nossos serviços, que chega a 20% ou até 30% em alguns procedimentos. É fundamental que o paciente entenda que quando ele falta a um serviço agendado, além dele perder a chance de ser atendido, ele tira a oportunidade de outra pessoa ser atendida e este comportamento também contribui para o aumento da fila de espera. Diante disso fazemos um apelo para que todas as gestantes agendadas compareçam neste sábado, no Hospital da Zona Leste, para que seja possível realizar estes 80 atendimentos. Pretendemos ainda promover mais mutirões desta natureza, para atender as gestantes no período correto”, afirmou o secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva. 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social