Saúde intensifica ações de combate ao mosquito Aedes

Na UBS Santana/Santa Rosália, teve exposição em sala de espera e reforço das orientações, de casa em casa

Orientações de casa em casa e nas unidades de saúde, atendimentos de denúncias recebidas pela Ouvidoria Municipal, blitz educativas e mutirões de limpeza: todas estas são ações rotineiramente realizadas com o intuito de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Durante o verão, as medidas são intensificadas.

Atenção Básica

Desde o início do mês, as equipes de Estratégia de Saúde da Família realizam atividades como ações de conscientização em salas de espera das unidades básicas, com decoração especial para chamar a atenção dos pacientes. A importância de manter o quintal sempre limpo e de evitar ambientes com água parada, criadouros do mosquito, são mensagens levadas de porta em porta, pelos agentes comunitários de saúde. “O combate as arboviroses é o tema de fevereiro das ações especiais desenvolvidas pelas equipes da Atenção Básica, como forma de intensificar esta comunicação em todas as áreas da cidade”, disse Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica.

Blitzs Educativas

Durante toda esta semana, a Vigilância Ambiental realiza blitzs educativas com entrega de panfletos informativos aos motoristas. Nesta terça, 12, a ação será em parceria com a Polícia Militar, próximo a Represa Saturnino de Brito, das 17h30 às 19h30. Na quarta, 13, a blitz em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, na 13ª Delegacia da PRF na saída de Poços, também das 17h30 às 19h30. Na quinta, 14, no mesmo horário, a ação com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual, no pórtico de entrada do Marco Divisório, na saída para o Estado de São Paulo. Na sexta, 15, a parceria da Vigilância Ambiental com a Guarda Municipal realiza a blitz das 16h30 às 18h30, na antiga Estação Fepasa.

Mutirão de Limpeza

No sábado, 16, durante todo o dia, tem mutirão de limpeza que será realizado em áreas da zona Leste, especialmente dos bairros Dom Bosco e Estância São José. O LIRAa – Levantamento Rápido de Infestação do Mosquito Aedes aegypti, realizado em janeiro, comprovou 73 focos de criadouros de mosquito positivos para o Aedes. O material foi encontrado em 56 imóveis, com maior incidência nas regiões leste e centro-sul da cidade. O resultado dá um Índice de Infestação Predial – IIP, de 1,6%.

75% dos focos foram encontrados dentro de residências. Já 71,3% do total de focos encontrados foram classificados como depósitos móveis e depósitos passíveis de remoção. “Nos próximos dias, os agentes de endemias vão entregar sacos de lixo aos moradores das ruas por onde passará o mutirão, para que a população possa nos ajudar, limpando seus quintais e seus terrenos e deixando o material separado para a coleta no sábado. Os dois bairros atendidos foram os identificados pelo LIRAa como os com maior índice de infestação de focos do Aedes em Poços, o que motivou nossa escolha por estas áreas”, explicou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.

A ação deste sábado é uma parceria das secretarias de Saúde e de Serviços Públicos e faz parte do 4º Mutirão Regional de Combate ao Mosquito Aedes, promovido pela EPTV em parceria com as prefeituras.

No sábado, mutirão de limpeza passa por áreas dos bairros Dom Bosco e Estância São José

Casos

Em 2019, a Vigilância Epidemiológica notificou 29 casos suspeitos de dengue. Dois foram confirmados e quatro, descartados. Dez aguardam resultado de exames laboratoriais e os demais seguem em processo de investigação. “Nossas equipes estão mobilizadas, em diversas frentes de trabalho, para intensificar ainda mais a prevenção. Precisamos que toda a população também atue como parceira, entendendo que o combate das arboviroses é uma responsabilidade de todos”, finalizou o secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva.

Denúncias de terrenos sujos ou com possíveis criadouros do Aedes, podem ser registradas na Ouvidoria Municipal de Saúde, pelo 0800-283-0324. O atendimento com ligação gratuita, é de segunda a sexta, das 8h às 17h.