Saúde prepara servidores para oferecer Lian Gong aos pacientes da Atenção Básica

Capacitação será realizada durante toda a semana para agentes comunitários de saúde, educadores físicos e fisioterapeutas

Execução de movimentos divididos em seis séries, em que cada parte ou função do corpo é tratada e ao final, o praticante tem todo o corpo trabalhado por dentro e por fora. A atividade é executada com música de relaxamento que dita o ritmo adequado e sempre é finalizada pela auto-massagem, baseada nos princípios da medicina chinesa. Assim é o Lian Gong, prática de exercícios corporais com finalidade terapêutica, para a prevenção e o tratamento de dores no corpo e outros males como ansiedade, estresse, má respiração e problemas com pressão.

Em breve, a atividade estará disponível nas unidades básicas de saúde de Poços. Para isso, durante toda esta semana, agentes comunitários de saúde, educadores físicos e fisioterapeutas das equipes de ESF – Estratégia de Saúde da Família e do Nasf – Núcleo Ampliado de Saúde da Família, participam de capacitação de 12 horas.

Divididos em grupos de até 25 participantes, eles têm contato com o Lian Gong, aprendem os fundamentos e exercitam na prática. “Está sendo muito bom, estamos aprendendo técnicas que vão ajudar bastante”, comentou a agente comunitária de saúde do Dom Bosco II, Joelma dos Santos Onório Silva. “Vai enriquecer bastante os grupos porque são movimentos simples que a gente consegue aplicar em qualquer lugar e em diferentes públicos de diversas idades. Trabalha tudo, a parte física e a mente, por meio do relaxamento”, avaliou Esequiel Trevisan, fisioterapeuta do Nasf Sul.

A capacitação é oferecida pela PUC Poços, como contrapartida ao município pela implantação do curso de Medicina na cidade. A realização da prática em uma área de convivência do campus, despertou a curiosidade até dos alunos. O estudante de Arquitetura e Urbanismo, Elielson Nathan Alves, entre o intervalo de uma aula e outra, aproveitou para aprender alguns movimentos de Lian Gong. “Eu gostei muito, é diferente e bem relaxante”.

Jeanne Kuk, educadora física e que trabalha com práticas corporais como: Lian Gong, Tai Chi Chuan e Qi Gong da Garça, veio de São Paulo  para ministrar a capacitação. “A ideia é prevenir e tratar as dores do corpo. Para compartilhar isso, antes eu tenho que estar bem, para poder ajudar ao outro. O autocuidado é acolher conforto e desconforto, porque sempre os teremos. Quando eu invisto em mim, estou buscando autonomia e isso é de fato liberdade. Você se apropriar disso, decidir o que você quer, o que você pode e entender o que você não deve. Este grupo está de parabéns”.

O secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, esteve na manhã desta terça, 23, na PUC, para acompanhar a capacitação. “A gente tem essa preocupação de proporcionar bem estar aos nossos servidores e isso se reflete no atendimento prestado à população. Agradeço à PUC pela parceria, a professora Jeanne pelo carinho conosco e com a turma e a todos vocês aqui presentes, pela adesão a esta iniciativa e pelo comprometimento”.

Após a capacitação, o Lian Gong poderá ser oferecido nas unidades básicas de saúde da cidade como PIC – Prática Integrativa Complementar. Em Poços, entre as PICs já disponíveis, estão: auriculoterapia, massoterapia, shantala, termalismo e reiki.

Secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva esteve na PUC para acompanhar a capacitação