Você está em:

Saúde promove encontro especial para mamães e bebês atendidos na unidade São Bento

Todo mês, a dona de casa Marília Pereira dos Santos, 25, tem um compromisso com o filho, o pequeno Anthony, de apenas 10 meses. No acompanhamento de Puericultura, como é chamada esta área da Saúde que se dedica ao estudo e aos cuidados do desenvolvimento infantil, o bebê é medido, pesado e avaliado pela equipe de saúde.

Na sala de espera, as mães reunidas participam de palestras e discussões informativas. “Eu acho ótimo, gosto muito mesmo porque ajuda em todas as dúvidas que eu tenho e não são poucas”, elogiou a mamãe de primeira viagem. Na tarde desta terça, 18, foi realizado o último encontro de puericultura deste ano, na unidade de saúde do bairro São Bento.

A confraternização incluiu conversa com a nutricionista sobre alimentação das crianças e lanche especial. “É um trabalho muito importante, porque verificando qualquer alteração, já encaminhamos para um especialista, de acordo com a área. Aqui a adesão é bem grande, as mães participam e valorizam este atendimento”, comentou a técnica de enfermagem, Francisleia Melo de Oliveira. O próximo encontro da Puericultura para os moradores do São Bento será no dia 22 de janeiro.

Puericultura
Um cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde organiza a assistência de acordo com as fases de crescimento da criança, dentro do cuidado programado. Somado a isso, em Poços é utilizado o Protocolo Municipal de Puericultura, implantado este ano e que visa ao acompanhamento do desenvolvimento físico e psicológico das crianças nos dois primeiros anos de vida.

No primeiro semestre, profissionais da Estratégia de Saúde da Família e do Nasf – Núcleo Ampliado de Saúde da Família participaram de capacitação realizada para atualização a respeito das práticas adotadas neste tipo de atendimento, que é multiprofissional.

“Em todas as unidades básicas de saúde do município, oferecemos este acompanhamento que envolve enfermagem, médico da família, nutricionista, odontólogo e terapeuta ocupacional. O compromisso é sempre manter este atendimento disponível, tendo em vista o cuidado com a saúde desde os primeiros momentos da vida e proporcionar um serviço padronizado em todas as áreas de atuação”, explicou Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica.

As mães de crianças menores de dois anos e que ainda não fazem o acompanhamento de puericultura podem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de onde residem, para se informar.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social