Secretaria de Educação divulga redações classificadas no Concurso EPTV na Escola 2018

eptv na escola

A Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas divulgou, nesta terça-feira (26), as 20 redações que representarão o município no Concurso EPTV na Escola 2018. Neste ano, o tema é “Minha vocação e o propósito de minha vida” e a principal proposta é fazer com que os jovens estudantes pesquisem, analisem, reflitam e debatam o assunto em sala de aula.

Em Poços, foram selecionadas 10 redações elaboradas por alunos do último ano do Ensino Fundamental II (9º ano) das escolas públicas e 10 textos produzidos pelos estudantes da rede particular de ensino. As redações selecionadas pelas escolas foram protocoladas na Secretaria Municipal de Educação.

Os textos foram avaliados e selecionados por comissão formada por profissionais indicadas pela Secretaria Municipal de Educação, composta pela professora de Língua Portuguesa da rede estadual, Jéssica Juliana Rufino, e pela jornalista e graduada em Letras pela Universidade Federal de Lavras, Carolina Barbosa.

As correções foram feitas sem que as avaliadoras tivessem acesso ao nome do aluno e da escola de origem, garantindo a isenção do processo. Nesta etapa, foram avaliadas 78 redações, das quais 20 foram selecionadas e enviadas à sede da EPTV, em Varginha.

No ano passado, 57 redações foram inscritas no concurso em Poços. Neste ano, foram 23 redações de escolas particulares, 24 da rede estadual e 31 textos da rede municipal, com a participação de seis escolas particulares, cinco estaduais e 11 escolas municipais.

Em 2018, o tema do concurso é “Minha vocação e o propósito de minha vida”. O objetivo é desconstruir a clássica pergunta “O que você vai ser quando crescer?”, propondo uma reflexão sobre a escolha profissional dos alunos.

Em 2017, a cidade ficou com a primeira colocação no concurso, com o texto “Eu rua”, da aluna do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, Marina Stano de Macedo.

Premiação
Os 20 alunos classificados ganham um dia de passeio em Varginha, com visita à sede da EPTV e ao shopping da cidade. No final, serão escolhidos os dez melhores trabalhos da região, cujos autores receberão prêmios. Além disso, a emissora produzirá uma série de reportagens baseada no texto das redações finalistas, que será exibida no telejornal.

Alunos classificados

Escolas públicas:

Laís Afonso de Oliveira – “Transformação é o futuro” – Profa: Juliana de Oliveira Vieira – E.E. Dr. João Eugênio de Almeida

Níkolas Henrique Dias – “Saber ser”- Profa: Márcia M. Amoreli – E.E. Dr. João Eugênio de Almeida

Lucas Otávio Marques de Santana – “Vejo meu Futuro” – Profa: Leila Cristina da Silva Lima – E.E. Dr. Edmundo Gouvêia Cardillo

Emily Martins Rocha – “Minha vocação: pedagogia” – Profa: Silvana Gonçalves – E.M Vitalina Rossi

Maria Elisa De Aro Monteiro – “Um dom especial”- Profa: Tânia Togni Oliveira – E.M. Professora Nicolina Bernardo

Mariana Martins de Souza – “O custo de uma escolha”- Profa: Priscila Fernandes Anunciação – E.M. José Raphael dos Santos Netto

Évelin de Cássia Santos – “É difícil crescer”- Profa: Sandra Pizzol dos Santos Gouveia – E.M José Raphael dos Santos Netto

Jaqueline Francisca Ridolfi Janaro – “Tempo certo”- Prof: César Dutra – E.M Professor Júlio Bonazzi

Ana Júlia da Silveira – “Servir e proteger para que em paz possa viver”- Profa: Eliana dos Santos Rodrigues – E.M Wilson Hedy Molinari

Gutierrez Rus Santana – “Solidariedade sem fronteira”- Profa: Eliana dos Santos Rodrigues – E.M Wilson Hedy Molinari