Secretaria de Esportes promove ginástica laboral para servidores

Projeto foi iniciado pelo SAMU. Outros setores da Prefeitura também irão receber a ação

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer iniciou, na manhã desta segunda, 22, um projeto de ginástica laboral voltado para os servidores municipais. O primeiro local a receber o projeto, desenvolvido através do Poços Ativa, foi o SAMU.

A aula, na verdade uma ‘ginástica de pausa’, aconteceu às 7:15h, na sede do SAMU. Foram realizados exercícios, que podem variar de 5 a 10 minutos, com objetivo de melhorar a postura e favorecer a circulação, entre outros benefícios. O projeto é voltado ao pessoal da área administrativa, que passa longos períodos sentado em frente ao computador, mas todos podem participar.

A iniciativa é uma novidade da Secretaria de Esportes, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Administração. Outros locais também irão receber a ginástica, entre eles as secretarias de Saúde, de Educação e o prédio central da Prefeitura. No SAMU, a atividade acontece uma vez por semana, coordenada pelo professor Luciano Borba, do Poços Ativa.

Um dos objetivos da ginástica laboral é melhorar a postura

Ginástica Laboral

A Ginástica Laboral representa um momento de pausa no dia do trabalho, que serve tanto para aliviar a pressão do corpo como também amenizar um pouco o stress do dia a dia. São exercícios rápidos, feitos no ambiente de trabalho, e já se mostraram muito eficientes de acordo com informações da Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL). A atividade minimiza o stress e aumenta a integração social. Entre os benefícios da ginástica laboral estão o fortalecimento muscular, a melhora da função cardiorrespiratória, aumento da disposição, o aumento nos níveis de energia, e a correção postural.