Secretária debate educação e raciocínio moral na Escola Molinari

estudos molinari 08

A secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi, participou, na última quarta-feira, 13, na Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, na Vila Cruz, dos estudos coletivos que reuniram educadores de diversas unidades da região oeste. A Secretaria Municipal de Educação está priorizando os estudos coletivos no cumprimento da chamada Lei do Piso do Magistério.

Além dos professores do Molinari, também participaram educadores dos Centros de Educação Infantil Vilas Unidas, Lápis de Cor e Millo Carli Mantovani, além do PMJ Vilas Unidas.

O tema do encontro foi “Educação e Raciocínio Moral”. A secretária Flávia Vivaldi falou sobre as concepções sobre moral e ética ao longo da história da humanidade, bem como sobre o papel da educação quanto a tais dimensões. “É muito positivo poder participar dos estudos coletivos, que vão ao encontro das necessidades apontadas pelo nosso diagnóstico da rede municipal. É uma oportunidade também de falar sobre educação moral, tema de fundamental relevância no cotidiano escolar”, ressaltou a secretária.

A professora de educação física Denise Guedes da Silva, que atua nas escolas Wilson Hedy Molinari e Professor Antônio Sérgio Teixeira, também avaliou o encontro como bastante positivo. “Hoje, temos tempo para estar em grupo e debater assuntos sempre importantes. Foi muito bom podermos ver em que nível estamos no raciocínio moral.  É uma maneira tranquila e sensata de nos fazer pensar sobre como estamos agindo ou até mesmo trabalhando com nossos alunos”, pondera a professora, que está na rede municipal há 22 anos.

A secretária Flávia Vivaldi encerrou a palestra com uma citação do mestre ucraniano Anton Makarenko, conhecido como o professor do coletivo: “É uma incoerência pretender educar um coletivo sem ser, o educador, parte de um coletivo também”.