Secult finaliza publicação dos editais de Produção Cultural com 172 trabalhos exibidos

Canal Poços Curte em Casa – Lei Aldir Blanc contabiliza 94 mil visualizações

A Secretaria Municipal de Cultura encerrou, no último domingo, 21 de fevereiro, o ciclo de publicações dos editais de Produção Cultural da Lei Aldir Blanc. No total, foram disponibilizadas no Canal Poços Curte em Casa – Lei Aldir Blanc 172 propostas, em diversas linguagens artísticas, como música, dança e teatro, desde o dia 25 de novembro de 2020.

Os trabalhos dos fazedores de cultura locais, por meio desses editais, já contam, até o momento, com aproximadamente 40 mil visualizações somente na plataforma do YouTube, das 94 mil totalizadas no canal.

Foram 151 produções no Edital I e 21 propostas no Edital Produção LAB II. A Lei Aldir Blanc visa garantir renda emergencial aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura, subsidiar a manutenção de espaços artísticos e culturais e realizar editais para aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural durante a pandemia do novo coronavírus.

Os editais
O Edital Especial de Produção Cultural Secult nº 09/2020 foi lançado em 21 de setembro. Elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura, com o auxílio do Comitê Gestor instituído pelo Decreto Municipal 13.413/2020, teve como objetivo favorecer a realização de ações culturais que promovam a amplitude da produção artística e cultural de Poços de Caldas, o reconhecimento da importância da arte e da cultura local e a formação de conteúdo e o consumo de bens e serviços culturais pela população local que, em tempos de distanciamento físico, pode usufruir dos produtos culturais e acessá-los em formatos digitais, virtuais e remotos.

Última postagem dos editais de produção cultural foi o trabalho “Os Compadres e a Gripe Espanhola em Poços de Caldas”

Já o Edital Especial Secult nº 13/2020 – Produção Cultural II foi o último edital lançado por meio da Lei Aldir Blanc no município, voltado especificamente para propostas e agentes culturais de Poços de Caldas que não tinham sido selecionados nos editais anteriores, ou seja, que não foram contemplados em nenhuma etapa do Festival Poços Curte em Casa, no Edital de Produção Cultural e no Edital de Espaços Culturais da Lei Aldir Blanc.

“Os recursos oriundos da Lei Aldir Blanc foram fundamentais para a classe artística, uma das mais atingidas pela pandemia da Covid-19, desde o primeiro momento, ainda em março de 2020. Nesses dois editais, são 172 trabalhos artísticos à disposição do público pela internet, o que evidencia a qualidade e a diversidade da nossa produção cultural”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

LAB em Poços
Foram empregados no edital de Produção Cultural I R$ 812.360,00. Já o Edital de Produção Cultural II contou com recursos de R$ 173.280,12, somando R$ 985.640,00. Ao todo, o município de Poços de Caldas recebeu R$ 1.195.317,78 da Lei Aldir Blanc, divididos em quatro editais, sendo dois de produção cultural, um para Espaços Culturais e um de ações formativas.