Secult finaliza publicações do edital de produção artística para Espaços Culturais

Projeto “Musicalidades Ancestrais” foi viabilizado pelo edital de Espaços Culturais

A Secretaria Municipal de Cultura finalizou, nesta semana, a publicação dos trabalhos referentes ao Edital de Espaços Culturais da Lei Aldir Blanc, na modalidade Produção Artística. Ao todo, foram 19 propostas executadas, que estão disponíveis no Canal Poços Curte em Casa – Lei Aldir Blanc no YouTube.

O Edital Especial nº 10 da Secretaria Municipal de Cultura, voltado para manutenção ou produção artística dos espaços culturais locais, foi o segundo edital lançado com recursos da Lei Aldir Blanc no município. A publicação dos trabalhos teve início em 18/01, com encerramento em 23/02, totalizando mais de 3 mil visualizações, das aproximadamente 90 mil do canal.

Foram inscritas 30 propostas no edital, das quais 28 foram selecionadas, sendo 9 na modalidade “Manutenção”, cujas contrapartidas serão executadas oportunamente, e 19 na modalidade “Produção”.

(Identidade visual: Pâmela Frison)

Participaram do edital os espaços culturais que tiveram seu cadastro homologado pela Secretaria Municipal de Cultura. A modalidade produção artística foi destinada aos espaços que tiveram suas atividades comprometidas por força das medidas de isolamento social, mas não tinham como comprovar as despesas a serem custeadas, de forma a oportunizar a realização de uma produção artístico-cultural, por meio de produtos audiovisuais, gravações, atividades de pesquisa e outros formatos.

“Já finalizamos as postagens dos editais de Produção Cultural I e II e, agora, também de Produção Artística para Espaços Culturais, restando apenas a conclusão do edital de ações de formação para concluirmos a execução total dos editais da Lei Aldir Blanc no município”, informa o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

O edital voltado para Espaços Culturais tem investimentos de R$ 165.534,49. Poços de Caldas recebeu R$ 1.195.317,78 por meio da Lei Aldir Blanc. A gestão e o acompanhamento dos procedimentos de aplicação dos recursos estão a cargo de um Comitê Gestor, formado paritariamente por cinco membros do Poder Executivo e cinco representantes da sociedade civil.

“O edital destaca a importância da arte e da cultura de Poços de Caldas produzidas nesses espaços, tão impactados pela pandemia do novo coronavírus, ao mesmo tempo em que atua no acesso a bens culturais e na formação de público”, ressalta a assessora de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult, Marianna Gonçalves de Carvalho.