SECULT lamenta falecimento do sambista Osvaldo Santana Júnior, o “Júnior da Barão”

Júnior da Barão (ao centro), em foto de divulgação do mini documentário “O samba da Barão: uma história de resistência cultural”

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, expressa profundo sentimento de pesar pelo falecimento de Osvaldo Santana Júnior, popularmente conhecido como “Júnior da Barão”.

Idealizador e fundador do “Samba da Barão”, movimento que perdurou entre os anos de 1998 a 2008, Júnior da Barão foi grande agente da cultura popular, percussionista e sambista da velha guarda com papel importante na construção da Cultura Popular na cidade de Poços de Caldas.

O sambista faleceu nesta quarta-feira (7), deixando seu legado e sua rica participação na vida cultural da cidade.

Na última terça-feira, 6 de abril, estreou no Canal Poços Curte em Casa, por meio do edital de Ações Culturais Emergenciais/Cultura Popular, o curta-metragem “O samba da Barão: uma história de resistência cultural”. O mini documentário, de aproximadamente 15 minutos, conta as memórias de Júnior da Barão e sua vivência na cultura popular de Poços de Caldas, com foco no “Samba da Barão”, que teve início no ano de 1998 na porta da casa do Júnior da Barão, junto com seus amigos Patrick, Kleber e Teco.

Assista o mini documentário pelo link: http://bit.ly/sambadabarao.

.