Você está em:

Segunda etapa da vacinação contra a Influenza tem início

Convocação agora é para todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário

Depois da chamada prioritária feita no dia 10 de abril, para gestantes e crianças a partir dos seis meses e com até seis anos de vida incompletos, nesta segunda, 22, a Campanha de Vacinação contra a Influenza entra na segunda etapa. A partir de agora, a imunização é para todos os públicos prioritários, incluindo também: os adultos com 60 anos de idade ou mais, as puérperas até 45 dias após o parto, os trabalhadores da saúde, os professores, os indígenas, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. “Nós não recusamos vacina para ninguém que faz parte dos grupos prioritários nas duas primeiras semanas da ação, mas naquele primeiro momento, a chamada do Ministério da Saúde foi para este público que teve cobertura vacinal mais baixa em 2018, também como uma forma de antecipar a imunização. Agora, convocamos todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, para ir até uma sala de vacina. Também estamos colocando os cartões em dia, por isso é tão importante levar a carteirinha de vacinação”, explicou Juliana Loro Ferreira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Em 2018, a Vigilância Epidemiológica em Poços notificou 10 casos de SRAG – Síndrome Respiratória Aguda Grave, dos quais dois foram confirmados para influenza AH1N1, e um deles evoluiu para óbito. A influenza é caracterizada por um início súbito de febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, mal-estar, dor de garganta e coriza. No aparecimento dos primeiros sintomas, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima para o atendimento. A população estimada para a campanha em Poços é de 46.284 pessoas e a meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% deste público. No ano passado a cobertura total obtida foi de 93,36%. A dose da vacina imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e derivados.

Doses estão em 21 salas de vacina e também na zona Rural

Em Poços são 21 salas de vacinação. O equipamento de refrigeração do Country Club está em manutenção, mas o atendimento está sendo prestado à população, com o uso de caixas climatizadas. Nas salas dos bairros, o funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 16h30. Na Policlínica, o expediente estendido vai até às 18h. O trabalho de imunização também é realizado na Zona Rural, pela equipe de Saúde da área, com vacinação itinerante nas unidades. A Campanha contra a Influenza vai até 31 de maio. Nossas equipes estão em todos os pontos da cidade para atender a população e nós pedimos então que a população vá até uma de nossas salas de vacina, para receber a dose contra a Influenza”, lembrou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi. O Dia D Imunização Nacional contra a Influenza será no sábado, 4 de maio, quando todas as salas estarão abertas das 8h às 17h. Para a vacinação é importante levar um documento oficial com foto, além da carteirinha para atualização. Confira os pontos de atendimento e procure a sala mais próxima.

1. CENTRO – POLICLÍNICA CENTRAL

2. CASCATINHA – AV. SANTO ANTONIO, Nº 245 CASCATINHA

3. SÃO JORGE – AV. ANTONIO TOGNI, Nº 2055 VILA CRUZ

4. PONTO DA CASCATA – RUA VICENTE MIRANDA, Nº229 MARCO DIVISÓRIO

5. ESPERANÇA II – RUA LÁZARO DE LIMA, Nº 280 PQ. ESPERANÇA

6. REGIONAL SUL – AV. ANTONIO MARINONI, Nº 125 SÃO SEBASTIÃO I

7. KENNEDY I – RUA PIRITA, Nº 116 JD. KENNEDY

8. KENNEDY II – RUA ESTANHO, Nº 195 JD. KENNEDY II

9. QUISSISANA – RUA GENI VILAS BOAS TARDELLI, Nº 50 SÃO JOSÉ

10. SANTA ROSÁLIA – PÇA DR. ANTENOR DAMINI, Nº 233 SANTA ROSÁLIA

11. VILA NOVA – RUA ANTONIO PEREIRA GUIMARÃES, Nº 299 VILA NOVA

12. DOM BOSCO I – RUA FRANCISCO CANTOS DAVO S/N JD. FORMOSA

13. NOVA AURORA – RUA BENEDITA COSTA LUCAS, Nº 60 JD. IPÊ

14. JD. SÃO PAULO – RUA JAGUARI, Nº 15 JD. SÃO PAULO

15. REGIONAL LESTE – RUA CECILIA FISHELA, S/N ESTÂNCIA SÃO JOSÉ

16. PQ PINHEIROS – RUA VICTOR EMANUEL IMESI, S/N PQ. PINHEIROS

17. SÃO JOSÉ – RUA PROFESSORA LOURDES MOURÃO, S/N CENTENÁRIO

18. CAIO JUNQUEIRA – RUA MANGUEIRA, Nº 262 CAIO JUNQUEIRA

19. ITAMARATY – AVENIDA MARIA RITA LOPES PONTES, Nº 380 ITAMARATY III

20– SANTA AUGUSTA – RUA NICOLINA BERNARDES, Nº 230 SANTA AUGUSTA

21 – COUNTRY CLUB – RUA JOSÉ MENDONÇA, Nº 150A – JD. COUNTRY CLUB

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social