Segurança pública de Poços ganha reforço de helicóptero Pegasus-9

Prefeito Sérgio Azevedo com o Comandante-Geral da PMMG, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes e grupamento especializado, em frente ao Pegasus-9

O prefeito Sérgio Azevedo participou, na manhã desta quarta-feira (12), da solenidade de apresentação do helicóptero Pegasus-9 da Polícia Militar, que vai integrar a 6ª Base Aérea de Aviação do Estado (BRAvE) em Poços de Caldas. A cerimônia contou com a presença do Comandante-Geral da PMMG, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes e do comandante da 18ª Região de Polícia Militar de Poços de Caldas, Coronel Frederico Antônio de Lima.

A aeronave será multimissão e vai atender, além das ações de policiamento, situações de emergência de saúde, resgate de vítimas, transporte de órgãos e combate a incêndios, por exemplo. Ao todo, 171 municípios, entre eles Varginha, Lavras, Passos e Pouso Alegre, também serão atendidos pela 6ª BRAvE.

Aeronave multimissão já está à disposição das forças de segurança de Poços

“Sem dúvida, este equipamento é um reforço importante na estrutura de segurança não só de Poços, como de toda a região e está à altura da relevância da cidade como polo regional”, destacou o prefeito Sérgio Azevedo.

A entrega do helicóptero foi uma das últimas ações do Coronel Frederico Antônio de Lima à frente da 18ª Região de Polícia Militar. Este ano, o comandante vai para reserva da PM, depois de 30 anos de carreira militar. Ele ressaltou que o novo equipamento vai otimizar e intensificar o policiamento na cidade e na região.

Multimissão
Na prática, o helicóptero vai contar com equipe especializada para atuar em ocorrências de destaque e também em ações estratégicas. “Nossa atuação é com a tripulação completa e temos um portfólio que atende tanto na área da segurança pública, defesa civil, combate a incêndio florestal, socorro e outras emergências em que for necessário o emprego da aeronave. Diariamente, vamos ter uma equipe formada e pronta para atuar em multimissão nessas diversas atividades mediante o acionamento de ações emergenciais e em ações planejadas”, explica o comandante de Aviação do Estado de Minas Gerais, Coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, que também participou da solenidade de apresentação do Pegasus-9.

Ele informou, ainda, que dentro das ações planejadas, o helicóptero atua em conjunto com o serviço de inteligência. “Podemos executar operações e intervenções que vão trazer respostas contra a interiorização do crime, como os ataques a caixas eletrônicos. Esperamos dar uma resposta imediata, uma vez que já vamos estar com a aeronave aqui”, completa o comandante.

A 6ª BRAvE vai contar com uma equipe composta pela tripulação aérea e quatro militares de Poços, capacitados para dar apoio terrestre.

Solenidade de apresentação foi realizada no Parque José Affonso Junqueira