Você está em:

Seminário de Convivência Ética coroa ciclo formativo da Secretaria Municipal de Educação

Poços de Caldas recebeu grandes especialistas da área de convivência ética nas escolas

Mais de dez horas de formação, cerca de 900 educadores participantes, três mesas redondas, duas palestras e dois projetos de lei encaminhados à Câmara Municipal. Esse é o saldo do Seminário de Convivência Ética nas escolas, realizado na última semana pela Secretaria de Educação de Poços de Caldas, no Espaço Cultural da Urca. O evento foi o ápice do trabalho de formação que vem sendo realizado desde 2017 e que culminou com a publicação do documento Diretrizes para Elaboração dos Currículos Escolares, que reúne o Plano de Convivência Ética e os eixos norteadores do trabalho da rede municipal de ensino.

Aproximadamente 900 profissionais participaram das mais de 10 horas de formação

Com a publicação, Poços de Caldas passou a ser o primeiro município do país a contar com o Plano de Convivência Ética nas escolas como política pública de educação. “O seminário de fato coroou esses três anos de investimento em formação e foi uma oportunidade para que os nossos educadores pudessem ouvir os especialistas que pesquisam essas temáticas sobre a convivência ética, relações interpessoais e desenvolvimento moral dos alunos”, destaca a secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi.

O seminário foi realizado em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – GEPEM – da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e com o apoio também da Fundação Carlos Chagas (FCC). “Recebemos em Poços de Caldas os maiores especialistas da área de convivência ética nas escolas do país. Agradecemos muito aos profissionais que aqui estiveram e as instituições que representam, o GEPEM, UNICAMP, UNESP e Fundação Carlos Chagas”, afirma Flávia.

Ela também ressalta que o seminário foi fruto do trabalho de toda a equipe da SME, que se engajou na preparação e esteve presente durante todo o evento, garantindo a melhor experiência formativa possível para os educadores da rede municipal, estadual, estudantes e representantes de municípios vizinhos que participaram do seminário.

Prefeito Sérgio Azevedo assinou dois projetos de lei da área educacional

Projetos de lei
Na abertura do Seminário de Convivência Ética nas escolas, o prefeito Sérgio Azevedo formalizou o envio de dois projetos de lei da área educacional à Câmara Municipal. O primeiro projeto, de autoria da vereadora Maria Lígia Podestá, institui as Diretrizes Metodológicas para Elaboração dos Currículos e o Plano de Convivência Ética nas Escolas Municipais de Poços de Caldas e dá outras providências. Se aprovado, o município será pioneiro na implantação do Plano de Convivência nas escolas assegurado como política pública em educação. Já o segundo projeto assinado, de autoria dos vereadores Maria Lígia Podestá e Gustavo Bonafé, transforma em lei o Programa Educador Aprendente. Após a aprovação, o programa de formação continuada de educadores, por meio de parcerias com universidades, também será garantido como política pública. As duas matérias serão encaminhadas à Câmara Municipal para apreciação e aprovação.

“Tivemos também a oportunidade de ver esse trabalho reconhecido por parte da Administração Municipal, que encaminhou os projetos de lei para aprovação do Legislativo. Dessa forma, garantimos para a rede municipal de Poços de Caldas que o trabalho com a convivência não seja feito com base em intuição, mas sim um tema a ser trabalhado de forma intencional e com a cobertura de um programa de formação continuada que foi também colocado em projeto de lei”, finaliza a secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social