Seminário debate desafios atuais em relação a crianças e adolescentes em Poços

Prefeito Sérgio Azevedo participou da abertura do evento

Discutir os desafios da contemporaneidade em relação a crianças e adolescentes. Esse é o objetivo do I Seminário da Criança e do Adolescente, realizado durante toda a terça-feira (11), no Espaço Cultural da Urca. Promovido pela Secretaria Municipal de Promoção Social e organizado pela Rede da Criança e do Adolescente (RECRIAD), o evento reuniu interessados no tema de diversas áreas de atuação.

O prefeito Sérgio Azevedo participou da solenidade de abertura e destacou a relevância da realização de iniciativas deste tipo. “Desenvolver projetos para as crianças e adolescentes é um dos maiores desafios da administração pública. Estamos atuando na base para evitar problemas no futuro”, ressaltou.

Também presente ao seminário, o vice-prefeito Flávio Faria enfatizou o trabalho realizado pelas entidades que trabalham com este público no município e destacou que as iniciativas devem estar integradas. “Sem dúvida alguma, todos têm um papel importante nesse processo para que possamos avançar, mesmo nas dificuldades, nas políticas públicas no município, proporcionando melhores perspectivas para as nossas crianças e jovens”, afirmou.

Secretária de Promoção Social falou da importância do trabalho conjunto

“Toda a equipe trabalha para o aprimoramento constante das políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes. Quando falamos dos desafios da contemporaneidade, estamos frente a uma multicausalidade que fragiliza os vínculos das crianças e dos adolescentes com a família. Fortalecer isso não depende apenas de uma secretaria ou de um órgão, mas da junção de esforços”, alertou a secretária de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins.

O evento contou com a participação de palestrantes com conhecimento e experiência na atuação com crianças, adolescentes e famílias, no âmbito das políticas públicas. A primeira palestrante do dia foi a coordenadora da Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria de Promoção Social, Caroline de Souza, que falou sobre as ações do projeto Prefeito Amigo da Criança.

“O impacto psicológico da violência sofrida na infância na vida de adolescentes e jovens” foi o tema da palestra de André Masiero. O seminário também trouxe a palestra “A família no alvo das políticas públicas”, com Fabiana Fadul, e “Os reflexos da violência do Estado na criança e no adolescente”, com Pedro Peruzzo.

Presidente do CMDCA, Ivana Lamberti, destacou o trabalho da RECRIAD

RECRIAD
A RECRIAD – Rede da Criança e do Adolescente – é uma rede de proteção intersetorial que objetiva discutir e articular os serviços e programas desenvolvidos pelas políticas públicas no município de Poços de Caldas, para assegurar direitos ao público infantojuvenil. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ivana Lamberti, falou da importância da rede no conhecimento, diagnóstico, estudo e proposições sobre os aspectos que afetam diretamente esse público no município.

Articulada desde o segundo semestre de 2017, a rede se reúne mensalmente em instituições e órgãos envolvidos no atendimento a crianças e adolescentes. A articulação é feita pela Secretaria Municipal de Promoção Social. Para acompanhar os trabalhos da rede, basta acessar https://www.facebook.com/recriad.