Serviços de saúde têm grande procura na Festa do Trabalhador

Tenda ofereceu testes, exames e orientações

Foi realizada no feriado de 1º de Maio, a Festa do Trabalhador, no Parque Municipal Antônio Molinari. O evento, que reuniu grande público, foi uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Esportes, Cultura, Saúde e Promoção Social.
A programação teve atividades culturais, esportivas, de lazer e utilidade pública. Os serviços de saúde incluíram: aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C além de aplicação de reiki, serviço que passou a ser oferecido nas unidades básicas de saúde, no início de abril, por meio da participação de voluntários. “Ser voluntário é a parte gratificante do trabalho, porque é por amor. E a grande missão do ser humano é essa, se doar”, disse a auxiliar administrativo Maria Regina Jonas Dearo, uma das voluntárias do projeto.
Muitas pessoas, entre curiosos e já conhecedores do reiki, passaram pela tenda da Saúde, para aplicação. “Conheço a terapia, tenho uma amiga que trabalha com reiki e é muito bom. É como se as coisas fossem se acomodando, equilibra os pontos energéticos”, comentou a psicóloga Ivone Matos Marcondes Machado.
Ao todo, 75 pessoas fizeram os testes rápidos e uma recebeu diagnóstico positivo para a sífilis, sendo encaminhada para o Programa DST/Aids, que esteve presente na Festa, juntamente com a equipe do Consultório na Rua. “A procura pelos testes rápidos foi bem grande e surpreendeu”, disse o enfermeiro Ronan Alves Ribeiro.
A dona de casa Jacira Ramos da Silva foi até a tenda da Saúde para verificar a pressão. “Tudo ótimo, pessoal muito atencioso, adorei”, elogiou.
Equipes da Vigilância Ambiental levaram materiais de orientação sobre a prevenção do Aedes, como exemplares de larvas e do mosquito. “O ciclo de vida, do ovo até o mosquito, dura de cinco a sete dias, então esse cuidado com a prevenção precisa ser constante. Até mesmo uma casca de ovo ou um bagaço de laranja pode acumular água parada”, explicou o agente de endemias Marciel Fernando Raimundo.
Já no Espaço Animal, inaugurado dentro do Parque, em dezembro do ano passado, foi realizada a Feira de Adoção. A ação permanente, realizada normalmente aos domingos, esta semana foi transferida para a terça-feira, como parte da programação da Festa do Trabalhador. “Quatro cães foram adotados e é sempre uma oportunidade para divulgar o Abrigo, para que as pessoas possam ir até lá, conhecer o espaço e os cães a espera de um lar”, disse Cecília Gonçalves, veterinária e responsável técnica do Abrigo de Animais.
“Foi muito satisfatório ver o envolvimento das nossas equipes, de diferentes setores da Saúde, com o objetivo de levar diferentes serviços para a população neste dia de festa. Estas ações são importantes também, porque demonstram a complexidade e a diversidade abrangidas na Secretaria Municipal de Saúde”, finalizou o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.