Servidoras da UPA recebem atividades de orientação do Outubro Rosa

Ciclo de palestras incluiu próteses que reproduzem uma mama saudável e outras em diferentes estágios da doença

“Minha mãe, minha irmã e minha cunhada tiveram câncer de mama. Perdi as três. Com a minha mãe foi há 20 anos e vejo que muita coisa mudou. Já uma colega enfermeira nossa descobriu no comecinho e hoje está curada, por isso falar sobre é muito importante”, o depoimento é de Vera de Paula Corte, 73, serviços gerais, uma das participantes do ciclo de palestras, da sessão de maquiagem e do café da manhã especial. “Um incentivo muito bom para fazer nós mulheres nos preocuparmos mais. Amei a maquiagem também, ficamos todas muito chiques hoje”, comemorou a farmacêutica bioquímica, Fabíola de Carvalho Prince, 43.

A programação foi oferecida as servidoras da UPA, a Unidade de Pronto Atendimento, nesta quarta, 17 e na quarta passada, 10, como parte do calendário do Outubro Rosa, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde. “A exemplo do que foi feito em 2017, este ano o Outubro Rosa está novamente mobilizando as nossas equipes, nossos pacientes e toda a população de maneira geral, com o objetivo de conscientizar para a importância da prevenção”, disse o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

Além das orientações, as servidoras da UPA puderam tocar em próteses de silicone que reproduzem uma mama saudável e outras em estágios diferentes da doença. “A ideia é trazer para as servidoras, orientações e cuidados. Este momento é importante para que as profissionais da Saúde se lembrem que é essencial que elas se cuidem também para que possam estar bem para cuidar dos outros”, explicou Deusdete Inácio Júnior, coordenador de Enfermagem da UPA.

A ação foi feita em parceria com os cursos de Enfermagem da PUC e da Pitágoras. “É fundamental o diagnóstico precoce do câncer de mama ou do câncer de colo do útero, envolver os alunos e mostrar a importância desta conscientização para todos”, afirmou Elton Adriano Bonifácio, preceptor da Faculdade Pitágoras.

“Elas mesmas, as servidoras, muitas vezes não se lembram de se cuidar, então a alegria de todas, a interação, tudo isso foi muito gratificante”, comentou a preceptora da PUC, Priscila Barbosa Nunes. “É importante pra gente ter esse contato, ensinar, buscar aprender e ter essa oportunidade de estar com os nossos futuros colegas de trabalho”, complementou a estudante do 8º período de Enfermagem, Raíla Cristina Coelho Batista.

Ao longo do mês, atividades de orientação e conscientização do Outubro Rosa estão sendo realizadas em diferentes pontos de Poços. Procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa para se informar e participe!

Teve sessão de maquiagem para as servidoras