Servidores da UBS Kennedy II fazem festa de Natal para crianças de Centro de Educação Infantil

O médico da unidade de saúde, acompanhado por alunos do curso de Medicina e também demais servidores da unidade, fizeram a alegria das crianças

Uma missão tão nobre quanto o exercício da Medicina, mas diferente do dia a dia de uma unidade de saúde. Na última sexta, 14, o médico de família Euclides Colaço Melo dos Passos trocou o branco pelo vermelho vibrante. O jaleco ficou no consultório, porque foi substituído pela roupa de Papai Noel e junto com seus ajudantes, ele foi até o Centro de Educação Infantil Municipal Catavento-Professora Elizabeth de Oliveira, para entregar surpresas para os bebês e para as crianças.

Parte da turma foi atendida com a passagem do bom velhinho  de sala em sala. O restante recebeu a visita no pátio. Nos anos anteriores, a ação foi realizada na própria unidade de saúde. Pela primeira vez, a equipe decidiu levar a ação para a unidade de educação infantil. “Juntamente com os alunos de Medicina da PUC que se voluntariaram, toda a equipe se envolveu, incluindo as agentes comunitárias de saúde: Janaína, Natália, Roseli e Aline; a enfermeira Gisele; as técnicas de enfermagem: Vânia e Luciana; a auxiliar administrativo Natália; a auxiliar de higienização Ecléia e o gerontólogo Otávio. É sempre válido levar algo lúdico, porque a alegria traz saúde. É um momento para proporcionar fantasia e felicidade as crianças que talvez não tenham essa oportunidade de ver o papai noel novamente este ano”, comentou o médico  Euclides Passos.

Cerca de 170 crianças foram atendidas com a iniciativa da equipe da Unidade Básica de Saúde Kennedy II. “As crianças ficaram bem felizes, deu tudo certo, foi muito bom”, contou a agente Janaína de Cássia da Silva.

Cada unidade é livre para desenvolver uma programação específica de acordo com o perfil da área atendida. Durante esta semana, outras unidades básicas de saúde também realizarão atividades comemorativas de fim de ano. Para saber a programação da sua área, procure a sua unidade de referência. “Sempre fico muito feliz a cada vez que vejo estas ações, porque são iniciativas que refletem os princípios da Atenção Básica, de prevenção e de promoção de saúde. Estas atividades, além de proporcionar isso, fortalecem os vínculos das nossas equipes com a comunidade e isso também se reflete em bem-estar e qualidade de vida”, disse o secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva.