Solenidade e festa marcam formatura de crianças no Programa Materno Infantil

Decoração colorida, guloseimas, entrega de presentes com direito a presença do papai noel e a criançada esbanjando muito estilo em looks especiais: assim foi mais uma festa de formatura do Programa Materno Infantil, realizada na tarde desta terça, 13, no Espaço Cultural da Urca. O evento, tradicionalmente nesta época marca a alta das crianças que foram acompanhadas pelo Programa no primeiro ano de vida. Após este período, elas passam a ser atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde.

Na solenidade de entrega dos certificados, representando a Câmara Municipal, esteve o vereador Álvaro Cagnani. “Este Programa é muito importante e eu cumprimento toda a Secretaria de Saúde por este trabalho”. O secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva destacou a dedicação da equipe do Programa e lembrou profissionais que já passaram pelo serviço. “Este ano, o Materno Infantil completa 37 anos. Fundado pelo doutor Bueno e fortalecido pela doutora Raulina Maria Adissi, faço questão de fazer este registro e de ressaltar o trabalho de todos os profissionais que fizeram e fazem essa história. Agradeço a toda a equipe porque o que temos aqui hoje é o resultado do empenho de vocês e agradeço as mães, aos pais e avós, por confiarem no nosso trabalho”.

Também participaram da entrega dos diplomas: o diretor administrativo e financeiro da Secretaria Municipal de Saúde, Nilton Junqueira e a nutricionista do Materno Infantil, Ana Elisa Stano Casalinho.

A Festa

A formatura teve direito a mesa com brinquedos, balões coloridos, algodão doce, cachorro quente, refrigerante, bolo, saquinho surpresa, bolachinha de Natal e presentes entregues pelo papai noel. A festa foi organizada com a ajuda de empresários e do grupo voluntário Ágape 365. “É muito bom poder participar e ajudar, porque a gente vê que isso faz diferença para as crianças e para as famílias. Somos de um grupo, o Ágape 365 que significa 365 dias de alegria e é isso que a gente tentou proporcionar aqui”, comentou a voluntária Lena Alexandre, contadora. Regina Alves Queiroz, a mãe do pequeno Levi de 1 ano e 2 meses, era só alegria. “Isso tudo é muito legal e as crianças gostam muito. Só tenho a agradecer, fui muito bem atendida no Programa”.

A dona de casa Danielle Marques de Oliveira participou da formatura da filha Emanoelly de 1 ano e 9 meses, com a caçula Gabrielly, de 2 meses e que também é paciente do Programa. “Adoro o Materno e indico sempre para as pessoas. Tive muita assistência lá. Tive problemas com a amamentação da primeira filha e lá me ensinaram, me deram suporte e deu tudo certo”. A avó das crianças, Neiva Maria Marques da Silva, complementou. “Este Programa é uma coisa muito boa que tem aqui, é maravilhoso”.

O Programa

O Materno Infantil tem equipe multiprofissional que oferece um ciclo de seis palestras, considerados encontros informativos, durante a gestação. Entre os temas abordados com as futuras mamães, estão: motivação, saúde bucal, tipos de parto, amamentação, o que levar para a maternidade no tão esperado dia e os cuidados com o recém-nascido.

Para participar é fundamental comprovar a realização do pré-natal durante toda a gestação, por meio da apresentação da carteirinha de gestante. Os bebês das mães que frequentam todo o ciclo, podem permanecer no Programa, com acompanhamento de nutricionista e pediatra, no primeiro ano de vida. São consultas mensais nos primeiros seis meses e bimestrais, do sétimo ao décimo segundo mês. Ao final do período, eles fazem exames laboratoriais, recebem alta e passam a ser acompanhados nas Unidades Básicas de Saúde.

“Pelo menos 70% das crianças com mais de um ano de idade e presentes aqui hoje, ainda estão sendo amamentadas. Este é um outro importante resultado”, afirmou a coordenadora do Programa, Daiana Clélia de Carvalho Morais, também presente na formatura. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) como politica mundial de saúde pública é que os bebês devam ser amamentados exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida. O Programa Materno Infantil funciona na Rua Araguaia, 68, Jardim dos Estados. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h.