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Supervisores pedagógicos da rede municipal debatem avaliação e planejamento

Formação foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação

Supervisores pedagógicos e professores das escolas municipais participaram, na última quarta-feira (5), do último encontro do ano da série de formações voltadas à implantação do currículo escolar da rede municipal, a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O tema da formação foi “BNCC e eixos: avaliação sistemática e planejamento”. A formadora responsável é a pedagoga e especialista em didática, Marilucia Moraes de Paula Ferreira, assessora e consultora educacional das redes pública, privada e cooperativas de ensino no interior do estado de São Paulo e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral (GEPEM).

“Neste encerramento da etapa de 2018 trouxemos propositalmente um tema que não se esgota. Quando se fala em avaliação sistêmica e nas ferramentas que todos os profissionais precisam ter conhecimento para trabalhar com uma avaliação que seja justa, a conversa não tem fim. Hoje, nossa convidada especialista disparou um processo que terá continuidade ao longo de 2019, neste trabalho junto aos supervisores e equipe gestora das escolas”, destaca a secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi.

“A nossa proposta é que os supervisores olhem os instrumentos organizacionais que ajudam a analisar os processos de ensino e de aprendizagem, a partir de plataformas, ferramentas e metodologias disponíveis, como o Programa de Desenvolvimento da Escola (PDE Interativo), Projeto Político-pedagógico, Planos de Ensino e Pesquisa de Clima Escolar, por exemplo, para que consigam visualizar os resultados de uma maneira mais abrangente, com ciência de todo o processo para, a partir daí, alinhar as ações de melhoria”, ressalta a educadora Marilucia Ferreira.

Formadora responsável foi a pedagoga e especialista em didática, Marilucia Moraes de Paula Ferreira

Durante todo o ano, a Secretaria Municipal de Educação vem trabalhando na elaboração do currículo escolar da rede municipal, a partir da publicação da BNCC. O trabalho está centrado em quatro eixos: Educação científica; Direito à cidade; Corpo, expressão e movimento; e Arranjos Culturais, além da construção do Plano de Convivência das escolas.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a assegurar seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o Plano Nacional de Educação (PNE). A BNCC para os ensinos infantil e fundamental foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em dezembro de 2017 e deve ser implementada até 2020.

 

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