Tem início pela rua Alagoas o projeto de arborização da área central

A prefeitura deu início ao projeto de arborização da área central

Na manhã de sábado (21), a prefeitura deu início ao projeto de arborização da área central, com o plantio de 15 árvores de pequeno e médio portes, entre elas ipês, na rua Alagoas. Os trabalhos iniciaram, antes das 8h, com a colocação das espécies nas covas, abertas antecipadamente nos dois lados da calçada. Alguns comerciantes e pedestres, que passavam pela via, elogiaram a iniciativa,. “Vocês poderiam ter colocado uma árvore em frente à minha loja”, sugeriu a proprietária de um comércio.

Pela manhã, o prefeito, Sérgio Azevedo, esteve na rua Alagoas acompanhando o trabalho da Divisão de Parques e Jardins (DPJ). Ele e o titular da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), Thiago Biagioni, também plantaram algumas espécies. A intenção é manter a sequência do cronograma e, na medida do possível, efetuar o plantio das árvores sempre aos sábados. Levantamento realizado em 2017, pela Secretaria, apontou déficit aproximado de 600 árvores na área central.

O prefeito, Sérgio Azevedo, também participou do plantio de árvores

Marcos Salles, coordenador de equipe, informa que em três anos a via estará com melhor aspecto, com mais sombra e bonita. De acordo com ele, as espécies escolhidas são típicas para as áreas urbanas, por isso não há risco de destruir as calçadas, nem prejudicar a iluminação, porque as árvores são de médio porte e foram localizadas entre os postes. “Além disso, a via é dotada de luz secundária, o que garante luminosidade sob as copas das árvores”, ressaltou.

Na sequência, receberão intervenções as ruas Santa Catarina e Rio de Janeiro. A SMSP, responsável pelo programação, informa que o plantio será realizado no quadrante central, delimitado pelas ruas Pará e Expedicionários e Corrêa Neto e Padre Henry Mothon. Todas as ações, estão amparadas pelo Plano Diretor de Arborização Urbana.

Espécies

Miguel Salles, coordenador do DPJ, diz que serão plantadas nas vias espécies de pequeno e médio portes, porém, de grande impacto paisagístico e adaptadas ao clima da região, como define o Plano Diretor de Arborização. Entre elas, estão ipês, cerejeiras, resedas, hibiscos, quaresmeiras, araçá-pirango e calistemo. Todas as mudas, são produzidas pelo Horto Municipal ‘Armando Mendes’, de propriedade da prefeitura, observou.

Benefícios

A arborização urbana, traz diversos benefícios para a vida da comunidade, porque proporciona melhoria na qualidade do ar, reduz ilhas de calor, o escoamento superficial das águas da chuva, atenua os efeitos da poluição sonora e visual, além de servir de abrigo e alimento para a avifauna. Também, traz efeitos positivos à composição paisagística, amenizando a sobrecarga de informações do ambiente, proporcionando, dessa forma, conforto psicológico às pessoas.

Em três anos, a rua Alagoas estará com melhor aspecto, mais sombra e bonita.