Terça tem vacinação em 25 salas e drive acontece na quarta

Confira os pontos de vacinação para esta terça, 7

Nesta terça, 7, tem mais um dia de vacinação contra a Influenza, em 25 diferentes locais. Para a ação, serão 4.350 doses distribuídas em todos os pontos da cidade. Já na quarta, 8, tem mais um drive thru na Rodoviária, com a oferta de 1.500 doses. Nos dois dias, o atendimento tem início a partir de 8 da manhã e segue até o fim dos estoques. Além destas doses, há um quantitativo separado para o atendimento da população residente em ILPIs – Instituições de Longa Permanência para Idosos. Em Poços, o Serviço de Imunização estima o atendimento de mais de 24 mil pessoas nesta fase, sendo aproximadamente 20.600 idosos e 3.500 profissionais de Saúde. “Nestas duas semanas de campanha, já foram imunizadas em Poços, 19.083 pessoas, sendo deste total, aproximadamente 89% dos profissionais de Saúde e 76% dos idosos, da nossa população correspondente”, informou a Referência Técnica de Imunização, Gisele Scatola. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início no último dia 23 e segue exclusivamente para idosos e profissionais de saúde, até a segunda semana de abril. A partir de 16 de abril, as doses passam a estar disponíveis também, para: professores das escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras; além de pessoas com condições clínicas especiais e caminhoneiros, este último público incluído recentemente pelo Ministério da Saúde. Já a partir do dia 9 de maio, a vacinação tem início para crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade. “Como já temos um percentual significativo do público previsto para esta etapa, vacinado, acreditamos que esta semana será de movimento mais tranquilo nos locais de vacinação. Haverá doses para todos, a população pode ficar tranquila e deve nos ajudar, evitando aglomerações e contato próximo com outras pessoas, dentro da organização que já vem sendo feita nas unidades, pelas equipes de saúde”, reforçou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi. Lembrando que os pacientes já acompanhados pelo Programa Municipal DST/AIDS, podem se vacinar diretamente na sede do Programa, na esquina das Ruas Rio Grande do Sul com Pará, das 8h30 às 12h30, de segunda a sexta-feira.

Cronograma de Vacinação

A Campanha de Vacinação que era prevista para abril, foi antecipada pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de imunizar públicos mais vulneráveis ao Novo Coronavírus – Covid 19 e assim facilitar o processo de diagnóstico. A priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o Coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19. Além disso, estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por Coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos. A dose da vacina contra a Influenza imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS/ Organização Mundial de Saúde: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e derivados.