Trabalho do CAPS AD é retratado em documentário acadêmico

O documentário tem 24 minutos de duração e foi integralmente gravado na sede do CAPS AD em Poços

O CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas é uma porta de entrada para o acolhimento e o atendimento de pessoas que sofrem com a dependência química. Ele integra a RAPS – Rede de Atenção Psicossocial em Poços, composta também pelo CAPS Girassol, pelo NASF – Núcleo de Apoio de Saúde da Família, pelas Unidades Básicas de Saúde e pelas equipes de ESF – Estratégia de Saúde da Família, além do pronto-atendimento do Hospital Margarita Morales, da UPA – Unidade de Pronto Atendimento e do Hospital Santa Lúcia.

O atendimento oferecido pelo SUS, o Sistema Único de Saúde, foi registrado para o documentário “Quem é o Sujeito? Depoimentos, Reflexões e o Papel da Mídia na Problemática da Dependência Química”. O vídeo produzido por duas estudantes de Jornalismo da Unifae, o Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista/SP, é o produto final do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. Dividido em duas etapas, a primeira apresentada no final de junho foi um artigo científico com revisão bibliográfica e reflexão sobre a problemática das drogas e a abordagem dada pelos veículos de comunicação.

A segunda etapa é o vídeo documentário com duração de 24 minutos e integralmente gravado na sede do CAPS AD em Poços. “Foi uma experiência excelente. Uma oportunidade de conhecer o que o município oferece para os dependentes químicos, de uma forma acolhedora mas realmente focando no que é necessário para o paciente. E sempre pensando que cada pessoa é única e o tratamento deve ser focado nas necessidades de cada um. Além disso, tivemos a oportunidade de conhecer histórias de vida e pessoas incríveis”, comentou Marcela Garcia, uma das estudantes responsáveis pelo trabalho.

“Eu também achei uma experiência muito rica, muitas vezes a gente enxerga o assunto de uma forma muito rasa e essa oportunidade de estar lá podendo ver de perto o trabalho que o CAPS realiza e conhecer também a história das pessoas que passam por lá, cada uma na sua individualidade, é gratificante, além de contribuir para o nosso conhecimento em relação a dependência química”, complementou Taina Nery, outra estudante envolvida na produção do vídeo-documentário.

As alunas foram orientadas pela professora mestre Aline Fallaci de Almeida. “No início do ano, quando a Marcela e a Tainá trouxeram essa ideia de trabalhar com este tema, não tive dúvidas de que o CAPS AD seria o melhor local para este registro. Fico duplamente feliz por ver como as meninas conseguiram captar este conteúdo com delicadeza e sensibilidade e ao mesmo tempo, por poder valorizar este atendimento tão importante, desenvolvido pelas equipes de saúde do nosso município. Faço questão de registrar um agradecimento a todos do CAPS AD, em especial a Stela, nosso primeiro contato, pela forma carinhosa com que receberam a proposta deste trabalho”, disse a professora.

Além de apresentar o trabalho desenvolvido, o documentário também traz relatos de pacientes e profissionais da equipe multiprofissional do CAPS AD. “A divulgação destas informações é essencial, porque muitas pessoas deixam de se tratar por não conhecer como o serviço funciona de fato ou até pelo medo de uma internação e o tratamento não se resume a isso. Então neste sentido, esta iniciativa tem muito valor para nós”, declarou a coordenadora do CAPS AD, Stela Marys Baldon.

“O trabalho da nossa Rede de Atenção Psicossocial tem sido referência para diversos municípios da região. Ter agora este registro em vídeo nos deixa ainda mais felizes, porque dá a oportunidade a mais pessoas de conhecerem os serviços prestados, além de trazer uma reflexão importantíssima sobre esta questão que envolve um problema de saúde pública, mas que também tem um aspecto social muito forte”, afirmou o secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva.

A exibição do video-documentário “Quem é o Sujeito? Depoimentos, Reflexões e o Papel da Mídia na Problemática da Dependência Química” será na sexta-feira, 30, às 19h30, no auditório da UNIFAE, em São João da Boa Vista. O evento é aberto ao público.