ONGs oferecem tratamento dental e consultas de vista

Seleção de crianças é feita pela Secretaria de Educação (Foto: Carlos Filipe)

Entre as propostas do Festival de Inovação e Impacto Social (FIIS) está a promoção de iniciativas gratuitas com o objetivo de contribuir para a qualidade de vida da comunidade local. Durante o evento, que acontece de 2 a 7 de novembro, em Poços de Caldas (MG), diversas ações de empreendedores sociais vão beneficiar moradores do município por meio de uma parceria com a Prefeitura.

A maior rede de voluntariado especializado do mundo – que ao lado do jornal Folha de S.Paulo e da consultoria Lunedi promove o FIIS, a ONG Turma do Bem vai realizar uma triagem especial de 150 crianças com idade entre 11 e 14 anos para a seleção dos pacientes que receberão atendimento odontológico gratuito. A indicação dos beneficiados está sendo conduzida diretamente pela Secretaria Municipal de Educação.

Todos os selecionados, levando em consideração o índice de prioridade, que beneficia meninas e meninos com problemas bucais mais graves, mais pobres e mais próximas do primeiro emprego, serão encaminhados para tratamento no próprio consultório dos dentistas voluntários inscritos na Turma do Bem.

Em 16 anos, a Turma do Bem impactou mais de 70 mil jovens e 1.000 mulheres

Desde sua fundação, em 2002, pelo cirurgião-dentista Fábio Bibancos, a Turma do Bem já atendeu 71 mil crianças e adolescentes. Hoje a rede é formada por mais de 17 mil dentistas atuando em 14 países.

Em 16 anos, a Turma do Bem impactou mais de 70 mil jovens e 1.000 mulheres. A proposta da organização é promover a inclusão social por meio do sorriso, oferecendo não só tratamentos odontológicos e ortodônticos mas o resgate da autoestima e a possibilidade de uma vida plena. Estima-se A Turma do Bem tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado, caracterizado pela fácil reprodução e pelo baixo custo para a organização.

Outra iniciativa presente no FIIS – realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde – é a unidade móvel da Renovatio, uma ONG que oferece consultas oftalmológicas e armações gratuitas para pessoas em situação de risco social.

O atendimento será feito dentro de um ônibus adaptado com dois consultórios que vão receber pacientes que aguardam na lista de espera do SUS. Graças à invenção do alemão Martin Aufmuth, o veículo é dotado de um sistema que permite a fabricação de óculos resistentes e de baixo custo, conhecido como ODG.

Com isso, a pessoa que receber prescrição de óculos saíra do ônibus já com a armação e o par de lentes simples (esféricos). Se a indicação for de lentes cilíndricas, os óculos serão fabricados em laboratório e entregues posteriormente em Poços de Caldas. A previsão é de que ao menos 200 pessoas sejam beneficiadas.

A previsão é de que ao menos 200 pessoas sejam beneficiadas

Em parceria com a VerBem, a Renovatio também vai atender participantes do Festival de Inovação e Impacto Social com consulta gratuita e venda dos óculos. A ação comercial permite captar os recursos necessários para custear a distribuição das armações, ou seja, para cada óculos vendido, um é doado.

A terceira ação é o Programa Médico Preventivo do CIES Global, uma entidade sem fins lucrativos que oferece à população atendimento médico gratuito. Em uma carreta com equipamentos de alta tecnologia, a equipe do CIES Global vai atender cerca de 60 pacientes do SUS utilizando-se de uma metodologia própria, baseada em quatro protocolos internacionais, que identifica a possibilidade de uma pessoa desenvolver determinadas doenças que afetam a expectativa de vida. Segundo a entidade, 68% das mortes no mundo são provocadas por problemas crônicos não transmissíveis, entre os quais, doenças cardiovasculares e respiratórias, diabetes e câncer.

O FIIS espera receber mais de 2 mil pessoas em torno de uma agenda que tem a proposta de gerar resultados inspiradores e impactar positivamente a sociedade. A extensa programação inclui palestras, painéis e workshops e conta com a presença de nomes como Denise Fraga, Jorge Forbes, Ricardo Guimarães e Francisco Bosco.