UEMG e Autarquia Municipal de Ensino ganham nova sede

Representantes da UEMG, AME, SRE e Prefeitura participaram do evento de apresentação

Foi apresentada à comunidade, na última quinta-feira (20), a nova sede da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e da Autarquia Municipal de Ensino (AME). O novo espaço, na Avenida Pe. Francis Cletus Cox, na zona oeste da cidade (antigo Senai Alimentos), conta com instalações amplas, dentro das normas de acessibilidade.

O prédio foi cedido pelo Estado à UEMG, que mantém convênio com a Autarquia Municipal de Ensino. A AME é responsável pelas obras de reforma e adequação, com investimentos de aproximadamente R$ 60 mil. São 9 salas de aula, biblioteca, salas administrativas, auditório e banheiros, tudo dentro dos padrões de acessibilidade para alunos, professores e equipe técnica.

“Em 2017, assim que assumimos a direção da autarquia, soubemos que o Senai Alimentos estava devolvendo este prédio para o Estado. A partir daí, entrei em contato com o prefeito e com vice-prefeito e eles deram o apoio para que iniciássemos os trâmites. Então, juntamente com o professor Casalinho, diretor da unidade da UEMG em Poços, e com a superintendente de Ensino, Rosimar Prado, fomos construindo essa negociação e discutindo as possibilidades. Nessas conversas e visitas nosso desejo foi ganhando corpo e com a mudança do status da UEMG em Poços para unidade, deixando de ser um curso fora da sede, a proposta ganhou ainda mais força. Juntou-se a isso também a questão da acessibilidade, já que fomos procurados pelo Ministério Público, que nos alertou sobre a necessidade de estarmos em um espaço acessível”, conta a diretora da AME, Nanci de Moraes.

O processo culminou com a celebração de termo de cessão entre o Governo do Estado e a UEMG. “Com um espaço digno como este, estamos acreditando muito na abertura de novos cursos de graduação, de extensão e de pós-graduação. É esse o nosso desejo”, completou Nanci.

Nova sede está localizada na Avenida Pe. Francis Cletus Cox, zona oeste

As aulas do ano letivo de 2019 terão início no dia 18 de fevereiro, já no novo espaço. O prédio onde funcionava a UEMG/AME era alugado e foi devolvido.

“Poços de Caldas ganhou um presente de Natal muito especial hoje, com a apresentação à comunidade da nova sede da Autarquia Municipal de Ensino e da UEMG. Esperamos que a nova sede abra as portas também para a vinda de novos cursos para a cidade e região”, ressaltou o prefeito Sérgio Azevedo.

A superintendente regional de Ensino, Rosimar Prado, falou da importância da nova sede da universidade para a região e da parceria com a AME. “Essa unidade não é apenas para a cidade. Poços de Caldas é um polo”, destacou. A SRE de Poços congrega 17 municípios. “Tenho certeza de que muitos estudantes dessas cidades virão estudar aqui”, complementou.

Novas instalações trazem melhores condições para alunos e professores e atendem às normas de acessibilidade

Para o diretor da unidade da UEMG em Poços, Carlos Alberto Casalinho, a mudança é um sonho realizado. Ele aproveitou para agradecer as equipes da universidade e da autarquia que abraçaram o projeto e não mediram esforços para sua concretização. “É maravilhoso perceber a alegria nos nossos alunos. Tudo isso é resultado de um trabalho coletivo, com várias pessoas envolvidas para que, agora, a gente possa apresentar à comunidade as nossas novas instalações”, celebrou.

A secretária-adjunta de Educação, Daniela Azevedo Volpi Braz, também comemorou a mudança da sede. “É uma alegria saber que os alunos vão ter uma qualidade de ensino, em um lugar amplo, arejado, claro. Ainda é difícil encontrar tudo isso nas unidades educacionais e é para isso que temos lutado sempre, para que os estudantes tenham realmente um lugar digno de aprendizagem”, disse.

O secretário do Conselho de Curadores da Autarquia Municipal de Ensino, Nelson Damásio Ferreira, que é da primeira turma do curso de Administração da AME, falou da alegria e do orgulho de acompanhar este momento especial na trajetória da educação em Poços de Caldas.