Você está em:

Universidades oferecem formação gratuita para professores públicos, dentro do Programa Educador Aprendente

Secretária de Educação, Flávia Vivaldi, ressaltou que a iniciativa deve se tornar uma política pública permanente

Estreitar a relação entre as universidades instaladas em Poços de Caldas e os educadores que atuam na linha de frente da educação básica no município. Este é o objetivo do Programa Educador Aprendente, iniciativa pioneira de formação continuada desenvolvida em parceria pela Secretaria Municipal de Educação e 31º Superintendência Regional de Ensino de Minas Gerais, com Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). A solenidade de lançamento do Programa Educador Aprendente foi realizada na tarde desta segunda-feira (11), no auditório da SME.

Este é o segundo edital do projeto, que teve início no ano passado. Somente no Edital 001/19, publicado ainda nesta segunda-feira, serão ofertados 6 cursos de extensão gratuitos em diferentes áreas, com 146 vagas para profissionais das redes municipal e estadual de ensino. O terceiro edital, com oferta de outros cursos para o segundo semestre de 2019, será lançado em julho.

“Quero destacar que esse é um trabalho de equipe. Essa aproximação com a academia é fundamental para que possamos proporcionar a oportunidade de ter esse contato com a universidade e, desta forma, avançar na qualidade do ensino nas nossas salas de aula. É uma vitória coletiva dos professores, da Secretaria de Educação e das universidades, que também têm a possibilidade de se aproximar da prática escolar”, ressalta o vice-prefeito Flávio Faria, que é professor da rede pública. Ele ressaltou que a iniciativa tem enorme alcance, já que, somente no município, são aproximadamente 2 mil professores, em 25 escolas e 50 creches e instituições conveniadas.

Para o professor da Universidade Federal de Alfenas, Osvaldo Adilson de Carvalho Júnior, que é membro do Comitê de Extensão do campus de Poços de Caldas, uma formação docente adequada pode despertar nos alunos o interesse pelo estudo e pelo conhecimento. “A universidade tem uma função fundamental não só de educar seus próprios discentes. A extensão é uma perna desse tripé fundamental da universidade, que une o ensino e a pesquisa. A Unifal já tem parceria com a Secretaria Municipal para cursos de aperfeiçoamento dos docentes da rede pública e, agora, com o Professor Aprendente, a meta é profissionalizar essa ligação”, destaca.

“Essa parceria é muito importante porque esta é a função da universidade”, pontua a professora de Arte-educação da UEMG campus Poços de Cadas, Márcia Aparecida Barbosa Vianna. “Além de prepararmos hoje a formação dos alunos da UEMG, nós também preparamos a formação do educador que já está trabalhando, tanto iniciante quanto o que já tem tempo em sala de aula, mas encontra dificuldade até mesmo de acesso a materiais”, completa.

Também presente à solenidade de lançamento do programa, o diretor-geral do campus do IFSULDEMINAS em Poços de Caldas, Thiago Caproni Tavares, aponta que a formação do professor é o principal aspecto a ser considerado quando o assunto é a melhoria da qualidade da educação. “Não adianta ter uma escola com infraestrutura e equipamentos se não houver professores preparados e capacitados para estar à frente dos alunos. É assim que conseguimos obter bons resultados seja nas avaliações ou no dia a dia com os alunos. Isso faz também com que o Instituto cumpra o seu papel, já que a nossa missão é trazer desenvolvimento regional seja em tecnologia, em ciência e também em formação dos professores”, afirma.

Vice-prefeito Flávio Faria e representantes das instituições de ensino formalizaram o edital 001/19

Já para a supervisora do campus da UNIFENAS em Poços, Ana Paula Bernardes, esta interface entre o professor universitário e o professor da educação básica é de fundamental importância na busca de soluções para dificuldades que os alunos acabam apresentando no ensino superior. “O professor universitário pode conseguir fornecer subsídios, possibilitando que o professor de educação básica consiga ter resultados mais satisfatórios”, destaca.

“Uma educação de qualidade de fato, na sala de aula, com propriedade e ciência necessárias para o avanço intencional, precisa dessa parceria com a universidade e é nisso que temos investido nos últimos anos. A nossa proposta é que esse programa seja uma política pública municipal, que independa de gestão da secretaria e que se torne um direito do profissional da educação e um dever das universidades”, defende a secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi.

A analista educacional Jacqueline de Sousa Figueiredo representou a 31a Superintendência Regional de Ensino na solenidade. O coordenador de Extensão da UEMG, Emerson Batista Ferreira Mota, e a diretora da Autarquia Municipal de Ensino, Nanci de Moraes, também participaram do lançamento. Os representantes das instituições assinaram o Edital 001/2019, para formalizar o documento.

O programa
O Programa Educador Aprendente busca ampliar as possibilidades de acesso ao conhecimento dos educadores municipais, a fim de proporcionar o constante aprimoramento e a valorização profissional. Com estudos contínuos ofertados à rede, a proposta visa aproximar os saberes construídos entre educadores e educandos, pesquisas acadêmicas e educação básica, favorecendo o compartilhamento de conhecimentos historicamente produzidos.

Inscrições
O primeiro edital de 2019 já está disponível para consulta no site do programa (https://sites.google.com/view/educadoraprendente/). O período de pré-inscrição terá início às 17h30 desta terça-feira (12) e vai até 1o de março. As inscrições são gratuitas e não há cobrança de mensalidade.

Neste edital, estão sendo ofertados os seguintes cursos: Qualidade da educação infantil; Ensino de Ciências por investigação; Instrumentação para o ensino de Química; Mídias digitais, arte e educação matemática; Educação Integral e Ciências; Scratch nas Escolas: uso e desenvolvimento de games no ensino.

Solenidade de lançamento do Programa Educador Aprendente foi realizada nesta segunda (11)

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social