Você está em:

Vacinação antirrábica imuniza mais de 19 mil animais

Ação foi realizada em todos os pontos da cidade e também na zona rural

Realizada durante o mês de setembro, a 31ª Campanha de Vacinação Antirrábica imunizou em todo o município, 19.437 animais, sendo 16.840 cães e 2.597 gatos. Do número total, 2.948 são animais da zona rural, sendo 2.355 cães e 593 gatos. O número representa um aumento de 1,6% ou 291 doses em relação a 2017, quando foram imunizados 19.146 animais. “No ano passado tivemos um resultado 13% superior em relação a 2016, então a nossa meta era conseguir manter o número de animais vacinados em 2017. Além de mantermos, ainda superamos um pouquinho, por isso consideramos este número satisfatório”, comentou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.

Com postos itinerantes, a Campanha de Vacinação Antirrábica passou pelas regiões leste, oeste, sul e central da cidade, pela zona rural, com vacinação no Córrego Dantas e também diretamente nas propriedades de outras comunidades, além dos dois pontos fixos: Hospital Veterinário da PUC e AAPA – Associação de Amigos e Protetores dos Animais, na zona Sul. A vacinação foi finalizada esta semana com o trabalho de visitas domiciliares, em que equipes da Vigilância Ambiental vão às residências previamente cadastradas. Trata-se de uma ação restrita a pessoas com dificuldade de locomoção ou com muitos animais.

Lembrando que não é recomendado que o animal fique mais de dois anos sem ser imunizado contra a raiva. Quem tem cão ou gato que não tomou a vacina este ano e nem no ano passado, deve levar este animal a um veterinário para a imunização.

A 31ª Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada pela Secretaria de Saúde, através das Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica, teve a parceria da PUC Poços de Caldas e o apoio das Secretarias de Serviços Públicos, Esportes, Educação, Defesa Social e Promoção Social; da AAPA; do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária; da Paróquia São Judas Tadeu e da Empresa Circullare. “Todos os envolvidos estão de parabéns pelo bom atendimento prestado e pelo resultado positivo obtido em mais uma campanha. Importante ressaltar também a participação da população que atendeu ao nosso chamado e levou os animais para imunização”, avaliou Flávio Togni de Lima e Silva, secretário de Saúde.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social