Vacinação contra a Influenza continua na próxima semana

Drive thru foi ação inédita adotada este ano, dentro dos cuidados para contenção da Covid-19

De carro, de moto e até de bicicleta: assim puderam ser vacinadas milhares de pessoas no drive thru, realizado pela terceira vez, nesta quarta, 8, na Rodoviária. Antônio Angelo, 60, foi de moto. “Esta é a primeira vez que sou vacinado assim. Foi muito bom e muito rápido, não teve fila”. Foram 1.500 doses disponibilizadas para o drive, realizado até o início da tarde. “Uma ação muito interessante, muito bem sucedida, com a imunização de grande parte do público atendido nesta primeira etapa, sem aglomerações. Ressalto aqui o empenho e a dedicação de todos os nossos servidores envolvidos neste importante trabalho”, declarou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi, durante passagem pelo drive de vacina. Na terça, 7, 4.350 doses já haviam sido disponibilizadas em 25 locais de vacinação. Esta primeira etapa segue até o próximo dia 15, quando devem ser divulgados números totais referentes à imunização deste público. Nesta semana, o trabalho de imunização também foi feito em 4 ILPIs – Instituições de Longa Permanência para Idosos, atendendo cerca de 200 pessoas. O Serviço de Imunização estima o atendimento de mais de 24 mil pessoas nesta fase, sendo aproximadamente 20.600 idosos e 3.500 profissionais de Saúde. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início no último dia 23.

Doses Disponíveis

Ainda há vacinas disponíveis nos bairros: Esperança II, Estância São José, Itamaraty, Kennedy I/Aeroporto, Kennedy II, Parque Pinheiros, Ponto da Cascata, Quisisana, São José, São Sebastião e Policlínica Central. Em virtude do ponto facultativo, nesta quinta, 9 e do feriado, na sexta, 10, o atendimento volta a ser feito na segunda, 13. O horário é das 8h às 16h30 nos bairros e das 8h às 18h, na Policlínica Central.

Próximas Etapas

A Secretaria Municipal de Saúde aguarda a chegada de mais doses para a próxima etapa. A partir de 16 de abril, as doses passam a estar disponíveis também, para: caminhoneiros, público incluído recentemente pelo Ministério da Saúde; profissionais das forças de segurança e salvamento; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras; além de pessoas com condições clínicas especiais. Já a partir do dia 9 de maio, a vacinação tem início para crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; professores das escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade. A dose da vacina contra a Influenza imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS/ Organização Mundial de Saúde: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e derivados.