Vigilância Ambiental realiza minimutirão no Parque Esperança

A ação retirou da área visitada, dois caminhões de lixo e entulho

Os min mutirões são ações que fazem parte da rotina do trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Ambiental e sempre com a parceria da Secretaria de Serviços Públicos. Nesta terça, 18, mais uma mobilização foi realizada, desta vez, no Parque Esperança.

Atendendo a uma denúncia anônima, agentes de endemias e servidores da Secretaria de Serviços Públicos, estiveram em uma residência de onde foram retirados dois caminhões de lixo e entulho. A ação incluiu ainda alguns terrenos baldios próximos da residência.

“Temos que registrar o apoio do Plauto Coelho e de toda a equipe da Regional Sul, nesta parceria importantíssima com a secretaria de Serviços Públicos, por meio da participação de equipes e do caminhão para recolhimento dos materiais. Trata-se de um trabalho complexo, porque precisamos da concordância do morador do imóvel para efetuar a limpeza mas temos obtido sucesso, explicando a importância desta limpeza para evitar o acúmulo de água e a consequente proliferação do mosquito Aedes, preservando a saúde de todos”, informou Márcia Helena Geremias de Paula, supervisora do Controle da Dengue.

Além das denúncias anônimas, recebidas na Ouvidoria Municipal de Saúde, na rotina diária, os agentes de endemias também trazem as demandas identificadas nas visitas periódicas pelos bairros. É importante lembrar que este trabalho é feito para moradores que não têm condições de fazer esta limpeza, de forma espontânea. O público atendido nestes casos geralmente é de acumuladores, pessoas com distúrbios psiquiátricos e usuários de drogas.

Indicações de áreas que necessitam de fiscalização, podem ser feitas pelo 0800-283-0324, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, com ligação gratuita.

O último LIRAa – Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Mosquito Aedes aegypti, realizado no início de agosto, confirmou Poços com baixo risco de epidemia. Dos cerca de 3.500 imóveis visitados, em todas as regiões da cidade, em apenas um deles, foi identificado um foco positivo do mosquito, o que gerou o índice de infestação predial de 0%, dentro da classificação satisfatória do Ministério da Saúde.