Viveiro de Plantas é objeto de estudo do Curso de Engenharia Civil da PUC

Alunos do Curso de Engenharia Civil, da PUC, visitaram o Viveiro de Plantas

Universitários do Curso de Engenharia Civil, da PUC/Poços de Caldas, estiveram no Viveiro de Plantas e Flores Municipal, administrado pela Secretaria de Serviços Públicos (SMSP). A visita de estudo, contou com a participação de oito alunos e da professora, Marialva Mota Ribeiro, da disciplina ‘Gerenciamento das Construções’. O grupo conheceu o trabalho de preparação de mudas ornamentais, espécies usadas para abastecer todas as praças, parques, jardins e outras áreas de lazer da cidade.

A engenheira Ambiental, da SMSP, Isis Alves, também responsável pelo Viveiro, diz que os universitários acompanharam as atividades diárias de produção e coleta de mudas e, ainda, a preparação de canteiros, irrigação etc. “Eles puderam ter uma visão geral do planejamento, execução e resultados nas intervenções”, enfatizou.

Isis, que recebeu o grupo junto com secretário-adjunto de Obras, José Benedito Damião, considerou bastante interessante a dinâmica trabalhada pelos alunos no projeto, porque eles estão conhecendo, além do Viveiro, também os locais onde ocorreram as intervenções. De acordo com ela, depois será realizado novo estudo do ambiente e das implantações realizadas, para saber se houve melhorias nos espaços urbanos.

O universitários tiveram visão geral do planejamento do trabalho do Viveiro

Marialva diz que, o trabalho será concluído e apresentado pelos alunos ainda neste semestre. A professora informa que pesquisas de campo com às comunidades também foram realizadas e servirão de parâmetro para avaliar se as demandas apresentadas foram contempladas pelas intervenções. “Um dos objetos de estudo, por exemplo, é a praça da Vila Nova, que também foi revitalizada pela prefeitura dentro do programa ‘Nosso Bairro está de Volta’.”

Conforme Marialva, o programa do curso tem interesse em acompanhar as intervenções urbanas, principalmente aquelas feitas pelo setor público. “Inclusive no período pós-obra, para conferir o nível de participação da comunidade na preservação do bem revitalizado”, ressaltou.

Projeto

Marialva, acrescenta que o projeto universitário é mais amplo e, ao todo, conta com a participação de 68 alunos que, divididos em grupos, acompanham as várias intervenções realizadas pela prefeitura atualmente em creches, escolas e praças. A professora comenta que, entre outro espaços públicos, mereceram atenção da equipe o Parque Darcy Vargas, a praça Pedro II (praça dos Macacos) e praça Ayrton Senna.

Os alunos receberam informações também sobre o projeto”Nosso Bairro está de Volta’