O clima de Poços é caracterizado por invernos secos e verões brandos. O período de frio, de abril a setembro, tem temperatura média de 15º C e total de chuvas de 315 mm. No calor, de outubro a março, a temperatura média é de 21º C e as precipitações, de 1430 mm.

A temperatura média anual é de 17º C. Já a temperatura mínima pode chegar a -6º C e, a máxima, a 31,7% C. O índice pluviométrico anual é de 1745 mm.

A umidade relativa média é de 79%. O número de dias de chuva é aproximadamente 190. Às vezes, ocorrem geadas no inverno. Os ventos são moderados, de 5 a 19 km/h, e sopram na direção NE ou com a entrada de frentes frias no planalto, se invertem para SW-W.

A floresta tropical que circunda a cidade é de pouca densidade e permite boa entrada de luz solar, o que favorece o crescimento de vegetação arbustiva e herbácea. Por causa da altitude, há pinheiros (araucária angusifolia) em pequenos agrupamentos ou isolados na mata.

Partes das reservas próximas estão cobertas por este tipo de floresta. A bacia hidrográfica é formada pelo rio Pardo e seu afluente principal, o rio Lambari, com origem na junção dos ribeirões das Antas e de Poços.

O grande dreno do Planalto é o rio das Antas, que adentra o município nos limites com a cidade de Andradas, passa pela Alcoa, é barrado na represa Bortolan, forma o Véu das Noivas, passa pelo estádio municipal Ronaldo Junqueira, recebe o Ribeirão de Caldas, forma as cascatas das Antas e Andorinhas e, já com o nome de rio Lambari, deságua no Rio Pardo.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social