Você está em:

Portal da Educação é lançado com informações à comunidade e conteúdo para educadores

Já está disponível o Portal da Educação, que tem como principal objetivo a disponibilidade de conteúdos aos educadores e para que a população tenha acesso às informações de forma transparente, buscas constantes da atual gestão.

No portal, estão disponíveis as listas com cadastros da educação infantil para consulta, além de outros trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Educação (SME). O sistema desenvolvido pela empresa Sonner, que presta serviços de sistemas em informática à Prefeitura, foi disponibilizado no mês de maio e, partir de então, vem sendo construído pelos setores que compõem a secretaria.

O sistema informatizado melhorará o trabalho e o acompanhamento das comunidades escolares, já que a divulgação exata das listas de espera por vagas nos centros de educação infantil (CEIs) era uma reivindicação que mereceu prioridade. As listas online resultam em uma ferramenta fundamental para verificação constante do acesso à educação infantil.

Para a chefe da Seção de Administração Escolar, Angélica Xavier Figueiredo, o portal além de ser um caminho de comunicação, será também um espaço de compartilhamento das ações realizadas pela secretaria. “Temos longas filas de espera. A transparência não resolve o problema das filas mas permite à população uma tranquilidade, possibilitando acompanhar o que está acontecendo. Por isso, enxergamos de forma muito positiva a divulgação das listas”, diz.

Ao fazer o cadastro na Secretaria de Educação, a família pode optar por até três Centros de Educação Infantil onde gostaria de obter uma vaga e o sistema informatizado permite que a criança seja inserida na lista de espera de todas as unidades selecionadas, o que não era possível com a forma de trabalho anterior. “Como antes o controle era manual, a equipe não tinha a visão real das filas, o que poderia ocasionar equívocos na ordem de atendimento e até mesmo a falsa ideia de que algumas pessoas estavam sendo priorizadas”, diz Angélica.

Segundo a secretária de Educação, Flávia Vivaldi, a ferramenta é importante para mostrar e melhorar o trabalho da Educação à população. “A ideia de termos um portal é garantir um espaço de comunicação, de trocas, sobre o trabalho desenvolvido pela secretaria. Queremos disponibilizar em conjunto com os nossos colegas e com toda população materiais e informações importantes para a melhoria do ensino do município, sobretudo, compartilharmos experiências bem-sucedidas em desenvolvimento na rede”, destaca.

Consulta Online

Para consultar a lista de espera da Educação Infantil basta acessar o site oficial da Prefeitura pelo link http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/site/ Em seguida, clicar em Serviços Online, depois, Portal da Educação, em seguida, Administração Escolar, e clicar em Lista de Espera. É possível pesquisar pelo nome da Unidade Escolar escolhida ou pelo código de solicitação emitido pela SME no momento do cadastro.

Demanda

A lista é atualizada diariamente, com o encaminhamento de crianças para vagas que surgem nas unidades. O levantamento interno de demanda é realizado uma vez por mês. Pela última avaliação, a demanda reprimida é de aproximadamente 1.500 crianças, de 0 a 3 anos.

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 18:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social