12º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas será lançado na próxima quarta-feira

Será lançada, no dia 22 de maio, a 12ª edição do Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas. A solenidade de lançamento, que marca também a abertura das inscrições das amostras participantes, será realizada na Café Poços (Avenida João Pinheiro, 757 – Centro), às 18h.

O concurso é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, EMATER, Café Poços e IFSULDEMINAS, com apoio da Associação Cafés Vulcânicos da Região de Poços de Caldas, Sindicato Rural de Poços de Caldas e SEBRAE.

O concurso tem por objetivo destacar e incentivar a produção de cafés finos no município e busca fomentar, fortalecer e melhorar a qualidade do produto da região. Além disso, o evento visa possibilitar o aumento de renda da cafeicultura familiar, otimizar os recursos envolvidos em todo o agronegócio do café, acompanhar a evolução da produção sustentável, produtividade e qualidade dos cafés das propriedades, identificar diferentes qualidades dos cafés do município para atender os diversos segmentos do mercado, além de estimular a adoção de critérios de boas práticas durante toda a cadeia produtiva.

As inscrições e entrega das amostras vão até 13 de setembro. Poderão concorrer todos os cafeicultores do município de Poços de Caldas, com lotes de café Arábica produzidos no ano safra do concurso, nas seguintes categorias: Café Natural (via seca); Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado (via úmida). O produtor deve comparecer na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho (Rua Pernambuco 265, 1º andar) ou no Escritório Local da EMATER–MG (Rua Pernambuco, 299). O 12º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas 2019 será realizado por região: Noroeste, Norte, Nordeste e Leste.

A prova sensorial, leilão, premiação e encerramento oficial serão realizados em 19 de outubro, no Espaço Cultural da Urca. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3697-3017/ 3697-2509.