132 propostas são aprovadas no edital “Poços Curte em Casa 2021”

Recursos da ordem de R$ 750 mil movimentam a cadeia produtiva da Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura publicou, no Diário Oficial do Município na última semana, o resultado do Edital Especial Secult nº 2/2021 – “Poços Curte em Casa 2021”. Foram 274 propostas inscritas, com a aprovação das 132 que mais atenderam aos critérios do edital, todas com pontuação 100, nota máxima possível na avaliação.

Do total, 9 propostas foram inabilitadas por estarem em desacordo com o edital e 133 não foram selecionadas. Os recursos orçamentários previstos para investimento neste edital, da ordem dos R$ 750 mil, foram suficientes para contemplar 132 propostas e 459 artistas. Cada proponente será remunerado com o valor único de R$ 1.500,00 e cada profissional artístico participante da proposta receberá o valor único de R$ 1.350,00, além de R$ 1.000,00 por proposta, que podem ser destinados para contratação de serviços técnicos e despesas com produção.

“Recebemos um número recorde de inscrições para este edital. São mais de R$ 750 mil que colocam a cadeia produtiva da cultura local em movimento, injetando recursos diretamente na economia do município. Além disso, o Poços Curte em Casa proporciona o consumo de arte e cultura pela população, mesmo que ainda de forma remota, de acordo com o preconizado pelas autoridades sanitárias”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

O prazo de inscrições teve início em 19 de junho e se encerrou no dia 2 de julho. O trabalho da Comissão de Seleção começou antes mesmo da finalização das inscrições, com a análise das propostas a partir do recebimento. Sob a coordenação de Marianna Gonçalves de Carvalho, a comissão é composta por Carolina Caponi, Carolina dos Santos Barbosa, Gabriela Borges Martins, Mariana Chaves Oliveira, Pâmela Maria Melo Frison, Raissa de Melo e Silva e Silvana Alves de Alcântara.

A Portaria SECULT nº 5/2021 que contém o resultado do edital está disponível na edição 750 do Diário Oficial do Município de quarta-feira (21) ou neste link https://bit.ly/3x13tBX.

Poços Curte em Casa foi lançado em 2020, no contexto da pandemia da Covid-19

Documentação
Os responsáveis pelas propostas selecionadas devem apresentar a documentação básica disposta em edital, a partir de comunicação da Secult. “Nesta etapa, será feita a avaliação da documentação exigida em edital. Além de documentos básicos, o proponente precisa comprovar residência em Poços e sua atuação na área cultural e apresentar certidões negativas de débito, entre outros itens previstos”, explica a presidente da Comissão de Seleção e Organização, Marianna Gonçalves de Carvalho.

A servidora Raissa de Melo e Silva, que também compõe a Comissão de Organização e Análise, destaca que, a partir dos editais de ações emergenciais lançados em 2020, a Secult dispõe de arquivo de documentação. “Cabe ressaltar que a documentação não precisa ser apresentada novamente no caso de o artista ter sido contemplado em editais recentes da Secult. Por isso, os proponentes devem se atentar somente aos itens solicitados via e-mail”, pontua.

A presidente da comissão, Marianna Gonçalves de Carvalho, informa ainda que, neste edital, foi possível contemplar somente propostas que obtiveram nota máxima pela equipe avaliadora, tanto em Conceito e Conteúdo como na capacidade técnica de execução. “Novos editais específicos por linguagem artística serão lançados ainda este ano. Por isso, os artistas e agentes culturais não contemplados neste edital devem ficar atentos porque terão a oportunidade de aperfeiçoarem as propostas a serem inscritas”, ressalta.