Você está em:

150 anos de Poços de Caldas terá contagem regressiva e criatividade na programação

Primeira reunião da comissão de organização foi realizada nesta sexta-feira

Prefeito abriu a primeira reunião da comissão de organização

Criatividade e respeito à história de Poços de Caldas serão as tônicas das comemorações do aniversário de 150 anos do município, celebrado em 6 de novembro de 2022. O início das celebrações terá como marco o 6 de novembro de 2021, com um ano inteiro de eventos e atividades culturais que ficarão registrados para a posteridade.

A primeira reunião oficial da Comissão para Organização da Programação dos Eventos Comemorativos do Aniversário de 150 anos de Poços de Caldas foi realizada no final da tarde da última sexta-feira (8). E o local não poderia ser mais apropriado: a Biblioteca Nilza Botelho Megale, no Museu Histórico e Geográfico, que preserva grande parte do acervo histórico da cidade e presta homenagem à historiadora, museóloga e escritora, autora, entre outros, de “Memórias Históricas de Poços de Caldas”.

O prefeito Sérgio Azevedo abriu a reunião. “A comissão tem total liberdade para criar e elaborar uma programação que esteja à altura dessa data tão importante, levando em conta nossa riqueza cultural, artística, turística e histórica. São pessoas de diversos setores e, desde já, temos certeza que não faltarão criatividade e inovação na programação. Para mim, é uma honra estar prefeito nas comemorações de 150 anos do município”, destacou.

Prefeito Sérgio Azevedo pediu criatividade na programação

A comissão foi nomeada pelas Portarias nº 4.490 e 4.492, publicadas no Diário Oficial do Município em 1º e 6 de outubro. Sob a coordenação do secretário municipal de Comunicação Social, Paulo Ney de Castro Junior, é composta pelos seguintes membros: Luis Filipe Simão Gallo, Ricardo Fonseca Oliveira, Israel Souza Pereira, Luis Gustavo do Santos Dutra, Natyara Novais Fonseca, Marcela Brito Carvalho Messias, Marina Aparecida de Melo Andrade, Marina Aparecida Rocha de Andrade, Evandro Gomes Limão e Elisângela Zanetti.

O coordenador da comissão, Paulo Ney, já anunciou a primeira ação voltada às comemorações: uma tela digital que marcará a contagem regressiva para a grande data. “Será um ano de muito trabalho, mas também muito gratificante. Todos os membros da comissão poderão dar suas sugestões e contribuições para que possamos elaborar uma programação completa, dinâmica e original para moradores e visitantes”, pontuou.

A Comissão para Organização da Programação dos Eventos Comemorativos do Aniversário de 150 anos de Poços de Caldas se reunirá semanalmente. “Vamos dialogar com diversas pessoas e grupos que irão sugerir atividades, ações e eventos para o ano todo”, completou Paulo Ney.

Equipe do Museu está auxiliando nas pesquisas

História
A coordenadora do Museu Histórico e Geográfico, a arquiteta Marina Andrade, está auxiliando nas pesquisas que embasarão o trabalho da comissão, especialmente em relação à celebração dos 100 anos da cidade, em 1972. Ela encontrou no acervo registros do trabalho realizado à época, como uma revista impressa especial e matérias jornalísticas.

A origem de Poços de Caldas é atribuída à descoberta das águas termais e determina a formação de um povoado constituído para a cura. Em 1819, ocorreu a doação da sesmaria, na freguesia de Nossa Senhora do Patrocínio de Caldas, concedida pelo Governador da Capitania de Minas Gerais ao Major Joaquim Bernardes da Costa Junqueira. Em 1865, junto à fonte Pedro Botelho, foi construído o primeiro balneário digno desse nome, com banheiros de primeira classe e duchas de água sulfurosa. Posteriormente, a sesmaria foi aumentada em 40 alqueires, na data de 6 de novembro de 1872, registrando o dia do aniversário da cidade. (Disponível em https://pocosdecaldas.mg.gov.br/a-cidade/historia/).

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 18:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social