Você está em:

1º de Abril: Prefeitura lança campanha contra fake news e ferramenta de fact-checking

Neste 1º de abril, Dia da Mentira, a Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social, lança uma campanha contra a divulgação de notícias falsas. Além das ações de divulgação e alerta, a campanha intitulada “Não caia em fake news” conta também com o lançamento da ferramenta de fact-checking do município, disponibilizada no Sistema de Ouvidoria Online, o e-Ouve.

“Infelizmente, cada dia mais as fake news fazem parte do dia a dia das pessoas e circulam em grande quantidade nos aplicativos de mensagens e redes sociais. Com a pandemia do novo coronavírus, os estragos que os boatos podem causar ficaram não só mais evidentes como também mais perigosos, colocando a saúde e a vida em risco. A partir dessa demanda, a Secom desenvolveu mais essa ferramenta oficial de relacionamento com a população”, destaca o coordenador de Imprensa e Comunicação Social, Paulo Ney de Castro Jr.

O fact-checking, ou checagem de fatos, é o trabalho de confrontar informações, detectando erros, imprecisões ou mentiras, para confirmar ou refutar conteúdos publicados. A ferramenta pode ser utilizada sempre que um cidadão precisar confirmar alguma informação relacionada aos atos da Prefeitura, secretarias municipais e autarquias.

O Sistema de Ouvidoria Digital via aplicativo está disponível para download gratuito nos serviços de distribuição digital de aplicativos (basta digitar eOuve) ou pelo site http://pocosdecaldas.eouve.com.br. O link está disponível também na página inicial da Prefeitura (www.pocosdecaldas.mg.gov.br).

Ferramenta de “fact-checking” está disponível na Ouvidoria Digital (e-Ouve)

Ao acessar o e-Ouve é necessário criar uma conta com dados pessoais e inserir uma senha de acesso para cadastrar e acompanhar as ocorrências registradas. Depois, é só buscar pelo campo “Fake News” e encaminhar a informação que o cidadão quer que seja confirmada. “Nossa equipe fará a checagem das informações e enviará a resposta ao usuário. É uma ferramenta para confirmar a veracidade das informações que envolvem a Prefeitura”, informa Paulo Ney. Recentemente, o e-Ouve passou a contar também com o campo “Coronavírus”, específico para receber dúvidas e denúncias sobre o assunto.

Informação oficial
A campanha “Não caia em fake news” também visa orientar o cidadão a se informar por meio dos veículos oficiais da Prefeitura. A mensagem é bastante clara: “Não espalhe boatos ou notícias falsas nas redes sociais. Pesquise antes de divulgar e confie nos canais oficiais”.

Hoje, o município conta com o site oficial www.pocosdecaldas.mg.gov.br, onde a população tem acesso às notícias produzidas pela equipe de Jornalismo da Secom, além da presença nas redes sociais Facebook (prefeituradepocosdecaldas) e Instagram (@prefeituradepocos) e da rádio Libertas 99,5 FM, emissora oficial do município (http://libertas.pocosdecaldas.mg.gov.br/).

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 18:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social