Você está em:

25 de novembro é Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher

Em Poços, “Violentômetro” marca a data

 Em 1999, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 25 de novembro como o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. A data tem o objetivo de alertar a sociedade sobre os casos de violência contra as mulheres, não só física, como psicológica e sexual, por exemplo.

Em Poços de Caldas, a Rede da Mulher vai intensificar, via redes sociais e aplicativos de mensagem instantânea, a divulgação do “Violentômetro”, que visa alertar sobre os tipos de violência que as mulheres sofrem, incentivando as denúncias e a busca por ajuda.

Qualquer pessoa pode denunciar casos de violência contra a mulher, pelo Disque Denúncia (Disque 100), pela Central de Atendimento à Mulher (Disque 180) e também pelos serviços locais. Em Poços, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher pode ser acessada pelos telefones 3721-1222 e 197. A Patrulha de Prevenção à Violência contra Mulher atende pelo 190 e 99869-5805. Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), responsável pelo Núcleo da Mulher, atende pelos telefones 3713-6216 e 3697-2626.

O “Violentômetro” apresenta sinais de alerta de violência, que vão desde a mentir, chantagear, ofender, proibir e ameaçar, passando por agressões físicas e chegando ao feminicídio.

Em 1999, a Assembleia Geral da ONU proclamou o 25 de novembro como o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher para estimular a realização de iniciativas que coloquem o tema na pauta do dia.

O CREAS funciona na Rua Laguna, 820, Jardim dos Estados, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Atendimento às vítimas em Poços
Em Poços de Caldas, as mulheres vítimas de violência contam com uma rede de atendimento. No caso de violência sexual, por exemplo, a Santa Casa é o hospital de referência desde 2017, proporcionando um atendimento humanizado realizado por especialistas, preservando a mulher vítima de violência sexual no momento em que ela necessita de toda assistência possível.

No município, a mulher vítima de violência conta também com o Núcleo da Mulher do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), que oferece assistência com psicóloga e assistente social, além de encaminhamento para orientação jurídica. Para ter acesso aos serviços, basta se dirigir ao CREAS (Rua Rua Laguna, 820, Jardim dos Estados), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Lembrando que os telefones para contato são 3713-6216 e 3697-2626.

Rede da Mulher
Articulada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, a Rede da Mulher e Gêneros é um espaço de reflexão sobre as políticas públicas voltadas para esse público, entre elas o Núcleo da Mulher do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

A Rede da Mulher realiza um trabalho de divulgação dos serviços oferecidos e suas formas de acesso, com foco na conscientização de mulheres e agressores. Desta forma, busca-se trabalhar também a conscientização e, consequentemente, a prevenção.

Participam da Rede da Mulher representantes de organizações assistenciais, do Poder Público, incluindo as forças de segurança, de Organizações da Sociedade Civil, universidades, entre outros.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social