Os boletins epidemiológicos relacionados ao avanço do coronavírus em nível local são publicados diariamente.

*A partir desta quarta, 27 de maio, o Boletim Epidemiológico da Covid-19, atualizado diariamente, pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, passa a trazer mais informações, focadas, principalmente no perfil epidemiológico dos casos positivados, ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva e número de testes e exames realizados em Poços, incluindo as redes pública e privada de Saúde. O novo formato traz informações referentes ao perfil epidemiológico dos pacientes que testaram positivo para a Covid-19, como gênero e faixa etária de maior incidência. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva aparece com destaque, para melhor acompanhamento da situação. Outra informação que passa a fazer parte do informe, é a quantidade de testes realizados, somando as redes pública e privada.

*A partir desta sexta-feira, 17, a Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas passa a adotar um novo modelo de Informe Epidemiológico, para divulgação das atualizações diárias referentes ao Novo Coronavírus – Covid 19. Em novo layout, a divulgação traz mais detalhes, com o objetivo de facilitar a compreensão e proporcionar maior entendimento da situação epidemiológica da Covid-19 no município. A finalidade da mudança é responder, de forma direta, aos questionamentos da população. Antes desta mudança, a Secretaria de Saúde utilizava o modelo baseado na comunicação da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, em que eram informados apenas: total de notificações, casos suspeitos, confirmados, descartados e óbitos. O novo boletim traz o número total de suspeitos notificados e as informações referentes a: investigação concluída, casos suspeitos em investigação e casos confirmados. O detalhamento inclui: casos descartados por exame laboratorial, alta por critério clínico, casos suspeitos em isolamento domiciliar, internações em ala/UTI, curados, óbitos confirmados e óbitos em investigação.

*O Boletim Epidemiológico divulgado diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, sofreu mudanças a partir desta quarta, 25. As alterações acompanham as mudanças adotadas também pela Secretaria de Estado de Saúde, considerando que o Ministério da Saúde classificou todo o país como transmissão comunitária, além da necessidade de qualificar as informações sobre a circulação do Coronavírus em Minas Gerais, o Boletim Informativo Diário COVID-19 passa a publicar o detalhamento apenas dos casos confirmados. A nomenclatura de casos monitorados não aparece mais no levantamento. O Estado informa número total de notificações e a divisão em casos suspeitos, casos confirmados e casos descartados. A cidade permanece com um caso importado confirmado. Na divulgação feita pela Vigilância Epidemiológica realizada até esta terça, 24, apareciam dois casos descartados: um, sendo o de uma mulher vinda da Lombardia na Itália, e o segundo, como sendo o de um homem que havia passado três semanas a trabalho em São Paulo. Ambos testaram negativo para o Novo Coronavírus – Covid 19. Na divulgação estadual, no entanto, apenas um descarte está computado por enquanto. São 47 casos suspeitos no município. Até o momento, nenhum óbito foi registrado em decorrência do Novo Coronavírus, em Poços.