Ação de Segurança Alimentar de Poços é destaque em Brasília

O coordenador de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Promoção Social de Poços de Caldas, José Porto, esteve em Brasília nesta semana, onde participou de reuniões com representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e do Ministério da Agricultura e Pecuária.

“Participamos, nos dias 23 e 24 de maio, em Brasília, de reunião onde discutimos as ações dos Programas de Aquisição de Alimentos e sugestões de melhorias, além de levar as necessidades do município, solicitando verbas para o Restaurante Popular. Apresentamos também o projeto de cozinha comunitária e solicitamos recursos para a construção e implantação dessa iniciativa no município”, destaca José Porto.

Poços de Caldas foi um dos municípios selecionados, entre os quatro do país, pelo Grupo de Trabalho para fortalecimento da agenda de fomento à organização intersetorial das ações locais de saúde, assistência social e segurança alimentar e nutricional, no contexto do aumento da insegurança alimentar e fome no Brasil. O município foi selecionado para compartilhar sua experiência, na última quarta-feira (24), com o tema das “Cestas Verdes”, experiência exitosa e única no país. A nutricionista do Banco de Alimentos, Laís Aguiar, participou da apresentação, em formato on-line.

O Grupo de Trabalho faz parte do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome em parceria com o Ministério da Saúde. Dentre os municípios selecionados estavam Itajaí/SC; Belo Horizonte/MG; Distrito Federal e Poços de Caldas. A articulação entre os sistemas SUAS, SUS e SISAN propiciada pelo Benefício das Cestas Verdes foi destaque e é espelho para reprodução em todo o país.

“O município acredita que é a partir do trabalho em rede e união dos esforços que se conquista a possibilidade de acesso regular a alimentos de qualidade em quantidades suficientes, propiciando aos indivíduos e suas famílias o direito constitucional de acesso à alimentação adequada e saudável para garantia das condições de saúde e qualidade de vida”, avalia Porto.