Ação educativa alerta para violência contra a população idosa

Em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, o Conselho Municipal do Idoso de Poços de Caldas promoveu, no último dia 15 de junho – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – uma ação educativa na área central de Poços de Caldas, no cruzamento das ruas Assis Figueiredo e Prefeito Chagas.

Quem passou pelo local recebeu informações sobre os tipos de violência sofridos pelos idosos e, principalmente, sobre como realizar denúncias. Houve entrega de panfletos à população e também a utilização de faixa sobre o tema, impactando motoristas e passageiros em um dos principais cruzamentos da cidade.

A vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso, Dirléia Martins, destaca que a data é importante para conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a pessoa idosa, evitar qualquer tipo de violência e divulgar os canais para possíveis denúncias.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado anualmente em 15 de junho, foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa.

O objetivo é evitar casos de violência contra a população idosa e incentivar as denúncias, pelo Disque 100. Cabe o alerta: qualquer violência é crime, como negligência, discriminação, abandono, violência física e psicológica, abuso financeiro, material ou sexual.

Rede
O secretário municipal de Promoção Social, Carlos Almeida, informa que o município conta com uma rede de serviços voltados para a população idosa, incluindo Centro Dia, ofertado por entidade parceira; Núcleo do Idoso do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no caso de violações de direitos; e as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), quando há a necessidade de institucionalização.

“O Conselho Municipal do Idoso é um grande parceiro e faz um trabalho magnífico no fortalecimento das políticas públicas para o idoso no município. Não por acaso foi, inclusive, o conselho que mais recebeu destinações do Imposto de Renda para o Fundo do Idoso em 2021”, ressalta o secretário municipal de Promoção Social, Carlos Almeida.