Ações para prevenção de enchentes em Poços de Caldas

De acordo com o prefeito Sérgio Azevedo, ações estão sendo desenvolvidas por equipes da própria Prefeitura, num trabalho contínuo. Foi adquirido um caminhão Hidrovac para desentupimento de bueiros e galerias. Uma equipe foi designada especialmente para este serviço, que é realizado rotineiramente, durante todo o ano.

Outra equipe fica responsável pela limpeza dos rios e ribeirões, no centro e nos bairros. Este trabalho é feito na época da seca, pois necessita acessar o leito dos rios para retirada de entulhos, pedras e outros.

Foram realizadas ainda obras de construção de muros de gabiões em pontos estratégicos nas margens do rio que corta a Av. João Pinheiro, uma das principais da cidade e também no bairro Jardim Kennedy, um dos que mais sofre no período das chuvas.

A Prefeitura realiza, ainda, a substituição da tubulação antiga feita em tubo
Armco, (metal) utilizada na canalização de rios e córregos por toda a cidade. Esta substituição acontece gradativamente, por aduelas de concreto, nos pontos mais críticos levantados pela equipe da Secretaria Municipal de Obras.

Aliado ao trabalho operacional, a Defesa Civil da cidade realiza monitoramento dos pontos mais críticos para deslizamento, acompanhado por engenheiro do setor.