O encaminhamento para atendimento oftalmológico pelo SUS é feito pelos médicos da família, nas Unidades Básicas de Saúde. Paralelo a esse atendimento, existe o PSE – Programa Saúde na Escola, com ações realizadas em instituições de ensino participantes, das Redes Estadual e Municipal de Ensino.
Com o intuito de preparar profissionais da Saúde para a identificação das crianças com dificuldade visual, duas turmas com cerca de 20 pessoas, cada, passaram por capacitação realizada nos dias 08 e 22 de novembro. A acuidade visual (AV) é o grau de aptidão do olho para identificar detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. Patologias oculares como miopia, presbiopia, astigmatismo e ambliopia também foram abordadas na capacitação. “É muito importante essa preparação dos profissionais do PSE, porque possibilita o rastreamento de problemas oculares que podem prejudicar o aprendizado dos alunos”, disse Elaine Cristina de Souza, apoiadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.
A capacitação foi oferecida pelo Instituto Donato Oftalmologia, que disponibilizou duas técnicas de enfermagem, material, didático, espaço físico e certificado. No próximo dia 7, dentro do projeto Visão do Futuro, cerca de 200 crianças serão atendidas no Instituto Donato. A triagem deste público já será feita, pelas equipes capacitadas este mês. “Neste dia, o corpo clínico do Donato abre mão dos honorários, colaboradores técnicos e administrativos atuam voluntariamente, fornecedores entram com lentes, armações, lanches, camisetas, mídia. As crianças receberão um lanche no Instituto e acompanhadas dos pais passarão por consultas e exames gratuitamente e, havendo necessidade de óculos, receberão gratuitamente também. Esta já é a sétima edição do projeto que nas edições anteriores foi um sucesso. Nesta edição serão aproximadamente 40 colaboradores e pelo histórico, 50% das crianças receberão seus óculos gratuitamente.”, explicou Alessandra Dourado, diretora comercial e experiência do cliente do Instituto. “Sem dúvidas esta é uma parceria muito importante e que só vem a somar com os nossos serviços de saúde e com o nosso atendimento de oftalmologia que é referência. Quem ganha é a população. Agradecemos o apoio do Instituto Donato nestas realizações”, afirmou Carlos Mosconi, secretário de Saúde.
PSE
O PSE é desenvolvido nas unidades de educação, pelas equipes de ESF – Estratégia de Saúde da Família, do Nasf – Núcleo Ampliado de Saúde da Família e do Serviço de Saúde Bucal. Fazem parte do Comitê Gestor: as secretarias municipais de Saúde, Educação, Esportes e Promoção Social e a Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas. O trabalho realizado em escolas das Redes Estadual e Municipal e nas unidades de Educação Infantil, inclui medidas como: combate as arboviroses; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável; direito sexual, reprodutivo e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis; prevenção
do uso de drogas; promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos; incentivo de práticas corporais, de atividade física e lazer nas escolas; prevenção das violências e dos acidentes; promoção e avaliação de saúde bucal; verificação da situação vacinal, além de cuidados com a saúde auditiva e ocular. “Temos conseguido bons resultados com o PSE e com o apoio de parceiros do Programa, porque ele é uma forma de descentralizar atendimentos e de ampliar o acesso à políticas públicas de educação e saúde”, finalizou Elaine Cristina de Souza.