Alerta de Fake News! Rede de Saúde de Poços segue com capacidade de atendimento e ocupação de leitos de UTI para Covid-19 está abaixo dos 30%

Diariamente, a população acompanha como está a ocupação de leitos de UTI para tratamento da Covid-19, informação divulgada pelo Boletim Epidemiológico feito pela Secretaria Municipal de Saúde. As Unidades de Terapia Intensiva, preparadas para receber pacientes com Covid-19, são assim divididas: 23 leitos no Hospital Santa Lúcia, 10 leitos no Hospital Santa Casa, 10 leitos no Hospital de Campanha (apresentado na semana passada), 08 leitos no Hospital Poços de Caldas e 06 leitos no Hospital da Unimed. Somando todos estes números, chegamos ao total de 57 leitos disponíveis para o atendimento. É com base neste dado que a equipe da Secretaria Municipal de Saúde calcula ao final de cada dia, a taxa de ocupação de leitos de UTI de Covid-19. A taxa mais alta registrada desde o início da pandemia, foi na última quarta-feira, 1, com 31,91% de ocupação, ou, 15 de 47 leitos ocupados. Na quinta, 2, com a apresentação do Hospital de Campanha e a inclusão de mais 10 leitos de UTI nesta conta, a taxa de ocupação foi de 31,57%, com 18 de 57 leitos, ocupados. Nesta segunda, 6, a taxa está em 28%, com 16 de 57 leitos exclusivos, ocupados.

Diante de todo este quadro, é possível afirmar que as informações contidas no arquivo de áudio que circulou em conversas por aplicativo de mensagem, no final de semana, são falsas e não condizem com a realidade do sistema de saúde de Poços de Caldas, neste momento. Ao contrário do que a mulher diz no áudio, há leitos de UTI disponíveis para internação e não há fila de espera para o atendimento. Quanto a situação dos profissionais de saúde do município, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a testagem em seus 1500 servidores. O mesmo trabalho vem sendo realizado pelos Hospitais Santa Casa e Santa Lúcia. Até o momento, testaram positivo, ao todo: 18 profissionais da linha de frente (médicos, enfermeiros, fisioterapeuta e nutricionista), e outros 12 profissionais de equipes de apoio (lavanderia, recepção, manutenção e administrativo). Importante lembrar que a pandemia envolve um quadro dinâmico e com pico previsto pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, para a segunda quinzena de julho, o que torna indispensável, a manutenção das medidas preventivas de distanciamento social, uso de máscara e de álcool gel, além dos cuidados redobrados com a higiene e a limpeza.

Mais Transparência nas Informações

Todos os dados sobre o Coronavírus em Poços são coletados e organizados pela Secretaria Municipal de Saúde. Pensando em dar mais transparência à população, além do boletim diário, a prefeitura lançou o Painel Coronavírus, que você acessa pelo link: pocosdecaldas.mg.gov.br/covid-19. A iniciativa é da secretaria de Comunicação em parceria com as secretarias de Saúde e de Desenvolvimento e Trabalho (SEDET).

Pelo Painel o cidadão segue tendo informações sobre o número de casos confirmados, recuperados e o número de óbitos, mas com a indicação da mudança do quadro, de um dia para outro. Outra novidade importante é quanto ao número de casos em Acompanhamento. Os acompanhamentos representam a soma dos casos confirmados de Covid-19 que estão em isolamento domiciliar e internados em ala e UTI.

No Quadro Informativo fica disponível a informação de quantos testes foram realizados por diferentes frentes (privado, empresa, município e FUNED – Fundação Ezequiel Dias), e também o número de óbitos em investigação (teste ainda não confirmado) e o número de óbitos de pessoas não residentes. Além disso, neste Quadro Informativo, o cidadão tem acesso ao total do valor investido e recebido para as ações ligadas à Covid-19, bem como aos contratos realizados, decretos e estudos de flexibilização. Para conhecer, acesse: pocosdecaldas.mg.gov.br/covid-19

?Combate às fake news!

A Prefeitura de Poços de Caldas oferece uma ferramenta de checagem de fatos e combate às fakes news, disponibilizada no Sistema de Ouvidoria Online, o e-Ouve. A ferramenta de fact-checking pode ser utilizada sempre que um cidadão precisar confirmar alguma informação relacionada aos atos da Prefeitura, secretarias municipais e autarquias.

O Sistema de Ouvidoria Digital via aplicativo está disponível para download gratuito nos serviços de distribuição digital de aplicativos (basta digitar eOuve) ou pelo site http://pocosdecaldas.eouve.com.br.

? Na dúvida, não compartilhe!