Aluna de Poços se destaca nas Olimpíadas Matific de jogos digitais de matemática

Aulas são realizadas uma vez por semana, sob a supervisão da professora Rosicler e acompanhamento do estagiário Bruno Lucena

“É muito divertido. A gente joga vários jogos educativos que ajudam muito também nas provas. Minhas notas subiram bastante desde o começo do ano”, conta Isabelle Vitória dos Santos, enquanto faz compras em um supermercado digital. No game, da plataforma de jogos digitais de matemática Matific, a estudante do 5º ano da Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira, no Conjunto Habitacional Dr. Pedro Affonso Junqueira, soma os valores dos produtos adquiridos. E assim – brincando e aprendendo – ela se destacou nas Olimpíadas Matific e alcançou a 16ª colocação nacional.

As Olimpíadas Matific foram realizadas de 20 a 29 de agosto. O evento é organizado pela empresa Matific, especializada em gamificação para o ensino matemático e aconteceu pela segunda vez no Brasil. Entre os dias 20 e 26 de agosto, os alunos tiveram um período de aquecimento e acesso gratuito à plataforma para treinar nos jogos disponíveis no acervo.

“Foi incrível e também muito cansativo. Ficamos três dias jogando Matific, no último dia até meia-noite. Quando recebi os resultados eu fiquei muito triste e até chorei porque queria muito ter ficado no pódio nacional, mas já foi uma honra ter representado a escola. Fiquei muito feliz”, destaca a exigente Isabelle.

A plataforma de jogos digitais de matemática está disponível em nove escolas da rede municipal. A implantação foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Instituto Algar e a Secretaria Municipal de Educação firmada em 2018. Os jogos da Matific são pensados para as crianças aprenderem matemática pela autodescoberta guiada e manipulação de objetos concretos, ajudando-os a formar conceitos matemáticos usando suas próprias estratégias. A plataforma da Matific já é utilizada por aproximadamente 500 mil alunos em todo o Brasil e está presente em 45 países.

Na Escola Maria Ovídia Junqueira, o programa é oferecido aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. As aulas são realizadas uma vez por semana, no laboratório de informática da escola, sob a supervisão da professora Rosicler Cristina Fernandes e com acompanhamento do estagiário de Ciências da Computação da PUC Minas, Bruno Henrique da Silva Lucena.

Alunas da E.M. Maria Ovídia participaram da Olimpíada Matific realizada online em todo o país

A professora conta que a plataforma Matific funciona como uma espécie de acompanhamento pedagógico, reforçando os conteúdos abordados em sala de aula. Ela diz que há alunos que têm dificuldades em sala e que acabam aprendendo o conteúdo durante as oficinas da Matific.

Já o estagiário Bruno Lucena informa que as atividades são escolhidas pela professora, de acordo com o conteúdo da disciplina, e disponibilizadas semanalmente. “Adoro muito jogar Matific, a gente aprende várias coisas divertidas”, revela a aluna Gabriela Lopes da Silva, que também participou da olimpíada e foi a segunda colocada da escola na competição.

“As supervisoras pedagógicas e os professores receberam muito bem a proposta e gostaram das atividades da Matific”, ressalta a gerente do Programa de Inclusão Digital, Patrícia Lisboa. Os profissionais participaram de formações para maximizar a utilização dos recursos da plataforma.