Projeto de Incentivo à Cultura é realizado em escolas públicas
Os alunos da Escola Municipal José Mamud Assan e participantes do projeto de cinema de animação AnimatériA começaram a produzir a tradicional vinheta do projeto cultural do ano de 2019. Desenvolvido pelos animadores e artistas plásticos da Oficina da Terra art studio, Rosana Lovato, Anderson Almeida e Kaique Caliari, o projeto beneficia alunos de escolas públicas de Poços de Caldas.
O AnimatériA é realizado com o patrocínio da Climepe Total e do Instituto Donato Oftalmologia, por meio do mecanismo de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas, com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura. Esse ano, o projeto aconteceu também na EM Alvino Hosken de Oliveira e passou pela Escola Padrão.
Na Alvino Hosken, foram apresentadas aos participantes, alunos da EJA – Educação para Jovens e Adultos, as invenções dos primeiros animadores da história do cinema de animação, os chamados brinquedos ópticos.
Na Mamud Assan, o tema é a vinheta 2019 do projeto. Reinventada todos os anos por uma das turmas atendidas pelo AnimatériA, a técnica de animação utilizada é o stop motion, ou movimento parado, onde desenhos, objetos ou mesmo pessoas são fotografados e depois editados sequencialmente para dar a impressão de movimento. “São necessários aproximadamente 24 quadros para criar um segundo de animação. Dependendo do processo, são tiradas até 600 fotos ou mais”, revela Anderson.
As vinhetas dos anos anteriores e em breve a de 2019 podem ser conferidas no blog do projeto: www.projetoanimateria.blogspot.com e também nas redes sociais (@projeto_animateria), assim como o desenvolvimento das oficinas e resultados.