Alunos da E.M. Mariquinhas Brochado conhecem obra de Chichico Alkmin no IMS

Teve início, na última quinta-feira (21) a série de visitas dos alunos da rede municipal de Ensino ao Instituto Moreira Salles (IMS). Os estudantes da E.M. Mariquinhas Brochado, do Parque Pinheiros, foram os primeiros a visitar a Exposição “Chichico Alkmim, fotógrafo”, em cartaz no IMS Poços até 5 de maio.

A ação tem objetivos pedagógicos e culturais e é a primeira deste ano, dentro da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Moreira Salles, iniciada em 2017. Os professores que acompanham as turmas durante as visitas participaram de encontro de formação para potencializar as atividades em sala de aula.

A exposição “Chichico Alkmim, fotógrafo”, com curadoria de Eucanaã Ferraz, poeta e consultor de literatura do IMS, apresenta imagens de Diamantina e arredores, produzidas pelo fotógrafo mineiro na primeira metade do século XX. A mostra fica no IMS/Casa da Cultura de Poços de Caldas (rua Teresópolis, 90 – Jardim dos Estados) até 5 de maio de 2019, com entrada gratuita.

Francisco Augusto Alkmim (1886-1978) estabeleceu-se em Diamantina depois de viajar por Minas Gerais vendendo joias com o pai. Ao chegar, encontrou uma cidade que já se distanciava dos dias de glória do período da farta exploração de diamantes. Chichico registrou as mudanças nesse universo, que flutuava entre a modernização e a tradição, fotografando a paisagem e seus habitantes. Sua atividade chegou até meados dos anos 1950.

Ao contrário de muitos fotógrafos com estúdios pelo interior do Brasil nesse período, Chichico nunca se limitou a retratar apenas a burguesia diamantinense. Teve como frequentadores de seu estúdio os trabalhadores ligados ao pequeno garimpo, ao comércio e à indústria e também fotografou casamentos, batizados, funerais, festas populares e religiosas, paisagens e cenas de rua.

Os estudantes foram levados a encontrar imagens a partir de breves descrições escritas. Depois, reuniram-se para uma conversa com a responsável pela área educacional do IMS, Isabela Brasileiro. Cada um pôde externar o que achou da exposição, que serviu como um recorte para abordagem de conteúdos sobre história e geografia, com ênfase nos costumes, como a moda, por exemplo.

Também visitarão a exposição as escolas municipais José Mamud Assan (28/03), CAIC Prof. Arino Ferreira Pinto (04/04), Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza (11/04), José Raphael dos Santos Netto (25/04) e Vitalina Rossi (02/05).