Alunos de nutrição da Unifal visitam programas de Segurança Alimentar e Nutricional de Poços

Visita dos estudantes de Alfenas aconteceu nesta segunda (25)

Estudantes do Curso de Nutrição da Unifal – Universidade Federal de Alfenas, estiveram em Poços para conhecer o Banco Municipal de Alimentos e Restaurante Popular nesta segunda feira (25). Além de conhecerem os atendimentos realizados as instituições, famílias em situação de vulnerabilidades, as ações realizadas no Programa de Aquisição Municipal, Programa Alimenta Brasil, Conab e claro os programas de Agricultura Familiar, trazendo renda e apoiando o homem do campo .

O dia foi de visitas e muito aprendizado no Banco de Alimentos, além de uma palestra no Sesc do Programa Mesa Brasil, parceiros da Unifal e um almoço no Restaurante Popular .
52 alunos estiveram na cidade para visitas técnicas dentro da disciplina de Nutrição Social. Para Luis Felipe de Paiva Lourenção, professor de Nutrição Social da Universidade Federal de Alfenas, os alunos estudam sobre segurança alimentar e nutricional e equipamentos públicos de segurança nutricional. Estar na cidade para conhecer a politica municipal como se tornam efetivos no combate a fome faz toda a diferença para a vivência dos alunos.

Para ele os alunos conheceram a realidade do recebimento e distribuição dos alimentos que os deixou surpresos com a quantidade de alimentos recebidos, além da qualidade. “Ver a importância disso para a população e entidades atendidas , com a qualidade da cesta verde, da cesta básica aos munícipes e instituições , mostra que a politica funciona e o Banco de Alimentos faz sua parte no combate a fome.

O coordenador de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Promoção Social, José Porto acompanhou as visitas e ressalta que Poços sempre é referência pelo trabalho que vem realizando no Restaurante Popular e Banco Municipal de Alimentos, em conjunto com os Cras é sempre importante as pessoas terem consciência do trabalho realizado e quanto mais agentes, melhor.

Segurança alimentar
A Segurança Alimentar e Nutricional diz respeito à efetivação do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

Dentro das ações de segurança alimentar, o município conta com equipamentos públicos como o Restaurante Popular e o Banco de Alimentos, além de integrar iniciativas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).