Nesta quinta-feira, eles conhecerão os remetentes com quem se corresponderam nos últimos meses
Durante quatro meses, os alunos dos 5º anos das escolas municipais CAIC Professor Arino Ferreira Pinto, de Poços de Caldas, e Professora Maria Conceição Martins, de Santa Rita de Caldas, trocaram cartas sobre as próprias vivências, sobre o cotidiano nas duas cidades e impressões sobre os temas de interesse dessa faixa etária. Nesta quinta-feira, 21 de novembro, eles terão a oportunidade de conhecer os remetentes na culminância do projeto, que será realizada das 8h às 11h, no CAIC, com a presença dos estudantes das escolas dos dois municípios.
A iniciativa “Cartas trocadas, histórias compartilhadas” tem como professor articulador William de Cassio Pereira e visa possibilitar a comunicação entre alunos de diferentes costumes e culturas, proporcionando aprendizado, troca de experiências e enriquecimento cultural.
Além disso, o projeto resgata a comunicação por meio de cartas, um dos mais antigos meios de comunicação da humanidade, em tempos de internet. Durante o trabalho, foi possível resgatar a carta enquanto gênero textual para que os alunos pudessem conhecê-lo, saber ler, interpretar e produzir cartas, que circularam em seu contexto real, fazendo sentido para os estudantes.
A iniciativa também incentiva o hábito da escrita e aprimora o gosto pela leitura, além de proporcionar novas amizades. O professor articulador, William de Cassio Pereira, conta que uma das turmas da escola de Santa Rita de Caldas é formada apenas por alunos da zona rural, o que proporcionou aos estudantes do CAIC a oportunidade de conhecer a realidade do campo.