Alunos do 9º semestre de fisioterapia realizam atendimento na APAE

Os alunos de fisioterapia da Faculdade Anhanguera do 9º semestre, também estão atuando no atendimento dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.

A secretaria de Saúde, através do convênio com a APAE, oferta o atendimento direcionado aos pacientes portadores de deficiência, uma vez que a fisioterapia da rede pública não oferece o serviço com essa expertise.

Durante os atendimentos, os estagiários realizam atendimentos ambulatoriais e no setor de hidroterapia. No total, 9 pacientes são assistidos diariamente, de segunda a quinta-feira. As consultas possuem duração suficiente para que haja uma assistência integral, especializada e humanizada.

Os alunos iniciam as atividades com orientação do Preceptor de estágio, Alisson Barbosa Silva às 7h, e a carga horária é dividida entre atividades assistenciais, discussões de casos clínicos e outras demandas acadêmicas.

O preceptor ressaltou também sobre o atendimento realizado na atenção primária pelos alunos. “Algumas ações no âmbito da atenção primária à saúde também são realizadas. Por exemplo, no dia 15/03/23, os estudantes realizaram uma palestra e atividades laborais direcionadas aos país e/ou cuidadores dos pacientes atendidos. A presença dos estagiários na instituição possibilita a ampliação da agenda de atendimentos do setor, além de unir forças com a equipe técnica, para prestar cuidados aos pais e/ou cuidadores.”

A estudante do 9º período, Mylena Cristina Pio realiza os atendimentos na APAE e contou sobre a experiência. “É uma experiência muito válida, pois é mt diferente o que a gente vê no dia a dia. Atender os pacientes com algum tipo de deficiência possibilita entrar no seu universo pessoal e entender qual a real necessidade de atendimento ambulatorial de fisioterapia.”