Você está em:

Alunos do ECAH recebem doação de calçados

Solenidade de entrega foi realizada na sede do ECAH

Na tarde da última quarta-feira (4), a Secretaria Municipal de Educação fez a entrega de pares de tênis aos alunos da Rede Municipal de Educação. Foram contemplados os estudantes matriculados no Espaço Cooperativo de Aprendizagem Horizonte (ECAH), com sede à Rua Dr. Mário Mourão, 179.

A solenidade de entrega contou com a presença do Juiz de Direito da 2ª Vara do Juizado Especial, Dr. Paulo Rubens Salomão Caputo, do prefeito Sérgio Azevedo, da secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, da adjunta Daniela Volpi, da equipe da SME e do ECAH.

Dr. Caputo e prefeito Sérgio Azevedo participaram da entrega dos tênis aos estudantes

Os calçados são fruto de doação da Delegacia da Receita Federal de Poços de Caldas e foram apreendidos em operações de combate ao contrabando e descaminho. Ao todo, foram recebidos pela Prefeitura 987 pares de tênis, divididos entre as secretarias municipais de Educação, Esportes e Promoção Social.

Os tênis foram apreendidos pela Receita Federal por terem sido produzidos sem a autorização dos detentores das marcas. No curso do procedimento criminal, houve um pedido de uma das detentoras das marcas para que os tênis fossem inutilizados ou destruídos.

“A finalidade é evitar que os bens voltassem ao mercado. Mas, ao invés de destruí-los, fizemos a destinação social desses produtos e autorizamos a liberação dos bens junto à Receita Federal para o município. Foram atendidos os públicos das secretarias de Esportes, Promoção Social e Educação. Conseguimos conciliar todos os interesses, fazendo com que esses bens não voltassem ao mercado, segundo a previsão legal, mas que também não fossem simplesmente destruídos e pudessem servir por algum tempo os alunos da rede pública”, destacou o Juiz Dr. Paulo Rubens Salomão Caputo.

O prefeito Sérgio Azevedo agradeceu ao juiz pela decisão de destinar os calçados especialmente aos alunos da rede municipal e destacou a relevância do trabalho desenvolvido no Espaço Cooperativo de Aprendizagem Horizonte.

O ECAH é um projeto da Divisão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação voltado para adolescentes

ECAH
O ECAH é um projeto da Divisão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, que atende adolescentes com defasagem escolar. No local, os estudantes são agrupados por habilidades e não divididos em ano escolar. Os profissionais do projeto acreditam em uma educação pautada na afetividade e na troca existente entre os próprios saberes e os saberes dos alunos.

Criado em 2015, o ECAH foi remodelado nesta gestão e hoje atende 60 alunos de diferentes bairros da cidade, todos adolescentes com defasagem escolar, que estiveram fora da escola, incluindo também aqueles encaminhados por órgãos como Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). São alunos multirrepetentes, cujo ano escolar não condiz com a idade. “O ECAH oferece oportunidade de sucesso aos alunos, com material e professores maravilhosos”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga.

A proposta é trabalhar com a metodologia baseada na aprendizagem cooperativa, voltada para o coletivo e para o afetivo, dando escuta aos interesses dos estudantes e oferecendo oportunidades para que eles sejam protagonistas dos saberes, descobrindo habilidades e melhorando sua autoimagem.

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 18:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social